Força Nacional vai apoiar a PF em ações nas fronteiras do PR

Andreza Rossini


Com informações de Aécio Amado – Repórter da Agência Brasil

A Força Nacional vai apoiar a Polícia Federal (PF) nas ações de fiscalização, prevenção, combate ao contrabando e ao tráfico de drogas e armas, na região fronteiriça do Paraná.

Portaria do Ministério da Justiça está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29). De acordo com o documento, a presença da Força Nacional será “em caráter episódico e planejado, por 180 dias”, podendo ser renovado.

A portaria diz ainda que a força estará sob a “coordenação da Polícia Federal, em atividades de fiscalização, inibição, prevenção, coibição e repressão dos crimes de contrabando, de saída irregular de riquezas e de tráfico de drogas e de armas”.

Fronteiras Paraná

Em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, existe a tríplice fronteira, marco turístico que liga o Brasil ao Paraguai e a Argentina.

As cidades de Foz e Guaíra, na mesma região que também é divisa com países vizinhos, são consideradas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) a principal porta de entrada de produtos contrabandeados no Brasil, junto com Mato Grosso do Sul.

O cigarro é o produto mais contrabandeado. A Receita Federal em Foz do Iguaçu destrói, a cada mês, cerca de 180 toneladas de cigarros contrabandeados. Isto representa 750 caixas com 500 pacotes cada por dia.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="439859" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]