
Curitiba amanhece com geada leve e temperatura próxima de 0ºC
Redação
17 de julho de 2019, 09:00
O dia 17 de julho deste ano, em Curitiba, foi gelado. A capital registrou uma geada leve e os termômetros chegaram à 0°C..
Vinicius Cordeiro - 17 de julho de 2019, 17:10
O dia 17 de julho deste ano, em Curitiba, foi gelado. A capital registrou uma geada leve e os termômetros chegaram à 0°C. Mas o frio de hoje não se compara ao que foi registrado há 44 anos.
Nesse mesmo dia, só que em 1975, a capital viu a sua última nevasca. O fenômeno não era inédito, mas a neve não era vista pelos curitibanos desde 1928.
Desde aquele ano, não houve episódio parecido com aquele registrado há 44 anos. E ainda há quem aguarda por neve como aquela.
Orlando Sálvaro, conhecido como 'Seu Orlando', guarda uma memória extraordinária da ocasião. Ele morava no Bairro Alto e tinha que fazer uma boa caminhada para pegar o ônibus e ir até Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, onde trabalhava como contador de uma empresa. O problema é que, naquele dia, não tinha como trabalhar.
"Nem fui trabalhar para presenciar a neve. Me enfiei em um cobertor e fiquei vendo a neve... Curtindo. Quando você nunca vê algo e acha bonito, fica entusiasmado. Foi fabulosa", descreve.
Apesar de ter ficado encantado, nem tudo foi perfeito. "Uma lembrança que eu guardo muito é que meu filho iria fazer um ano no dia 22. Fomos aprontar uma festa e os canos da casa estouraram com o gelo. Foi um auê...", relembra ele. Mesmo com o trabalho, o que ele guarda é saudade. "Foi uma experiência única. Infelizmente na época eu não tinha máquina, mas eu bem gostaria ter tirado uma foto", completou.
Confira mais sobre a neve em Curitiba:
https://www.youtube.com/watch?v=REXBKI5zpvc