Vai nevar no Paraná? Veja as previsões do fenômeno para o final dessa semana

Mirian Villa


Nesta quinta-feira (20), uma massa de ar frio está avançando sobre o Estado, fazendo as temperaturas despencarem e aumentaram a possibilidade de neve no Paraná em 2020. De acordo com o MetSul, uma massa de ar polar intensa vai atingir a região sul do Brasil, com potencial histórico de neve e frio.

VAI NEVAR NO PARANÁ?

No último domingo (16), o MetSul divulgou a possibilidade de neve na região sul do Brasil devido a uma intensa massa de ar polar que vai atingir todo o país. “Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná devem experimentar o frio mais intenso desta onda polar.”

A massa de ar polar e a circulação de uma baixa pressão atmosférica vai favorecer a entrada de ventos frios e úmidos, possibilitando a neve no Paraná. O alerta abrange, principalmente, o Planalto de Palmas, que fica na região sul do Estado.

Apesar da possibilidade, o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) diz que existe a possibilidade nevar no Paraná é pequena. Embora o fenômeno climático não chegue até nosso Estado, a previsão é de frio intenso a partir desta sexta-feira (21).

“A previsão de neve é difícil e desafiadora para a meteorologia em todo o mundo (…) a possibilidade de nevar nesta onda de frio é consideravelmente alta nos estados do sul do Brasil, mas a situação que deverá levar à ocorrência do fenômeno não segue os cenários típicos”, reforçou o MetSul sobre a previsão de neve.

neve curitiba
A última vez que nevou em Curitiba foi em julho de 1975 (Colaboração/José Willie)

NEVE EM CURITIBA 2020

A possibilidade de neve em Curitiba em 2020 existe, mas é pequena, de acordo com o Simepar: “Há possibilidade, pequena, de neve nas cidades mais ao sul do Paraná”, como por exemplo, o planalto de Palmas.

No início da semana, o órgão afirmou que um dos fatores que inibe a formação de neve são as chuvas constantes. A condição ideal para a neve inclui temperaturas abaixo de zero e a formação de garoa, por isso, a Capital pode ficar de fora do fenômeno.

Amanhã, o frio será intenso em Curitiba e ainda com precipitação, que ainda pode trazer a neve para o município. Durante à tarde, as temperaturas podem ficar abaixo dos 5ºC e mesmo nas localidades com sol, espera-se temperaturas baixas na sexta e no sábado.

“Enfatizamos que modelo numérico é ferramenta de previsão e não prognóstico final“, relembrou o MetSul sobre a previsão de neve em Curitiba 2020.

Previous ArticleNext Article