Neve no Paraná: meteorologistas alertam para possibilidade nesta semana

Redação

neve em curitiba 44 anos 1975 nevou em curitiba 2

Meteorologistas alertaram neste domingo (16) para a possibilidade de neve no Paraná nesta semana. De acordo com o site MetSul, uma massa de ar polar intensa vai atingir a região sul do Brasil, com potencial histórico de neve e frio.

A semana começa chuvosa no Estado, com dias marcados pelo céu nublado, chuva e fortes rajadas de vento. Porém, na quarta-feira (19), uma segunda frente fria, acompanhada de uma massa de ar polar, vai trazer uma queda brusca e acentuada das temperaturas.

Segundo o Clima Tempo, a massa de ar polar e a circulação de uma baixa pressão atmosférica vai favorecer a entrada de ventos frios e úmidos, possibilitando a neve no Paraná. O alerta abrange, principalmente, o Planalto de Palmas, que fica na região sul do Estado.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) também fez o alerta para os paranaenses, mas ponderou a possibilidade. “No próximo final de semana esfria bastante, com condição de neve no Sul do Brasil (situação que precisa ser confirmada nos próximos dias).”

Em Palmas, onde a neve pode cair no Paraná, a mínima prevista para quinta-feira é de 0ºC, já na sexta-feira é de -2ºC. Já em Curitiba, as mínimas ficam em torno de 1ºC.

NEVE EM CURITIBA

No dia 17 de julho de 1975, a Capital viu a sua última nevasca. O fenômeno não era inédito, mas a neve não era vista pelos curitibanos desde 1928. Desde aquele ano, não houve episódio parecido com aquele registrado há 45 anos. E ainda há quem aguarda por neve como aquela. Veja aqui relatos de quem viu a neve de perto!

neve curitiba
Foto: Colaboração / José Willie

Previous ArticleNext Article