Paraná registra neve no Pico Araçatuba, em Tijucas do Sul; veja vídeos

Redação

neve paraná tijucas do sul pico araçatuba sul

Tijucas do Sul, localizada a 62,4 quilômetros de Curitiba, registrou neve na manhã desta sexta-feira (21). O fenômeno, já presenciado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul desde ontem, agora também atingiu o Paraná, conforme o Simepar (Sistema de Meteorologia do Paraná) e o MetSul, empresa de meteorologia da região Sul.

Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, o Pico Araçatuba, com 1,673 metros de altura, é o único ponto do Paraná que teve relato e provas de neve. Em outros lugares, o que se viu foi apenas um frio bastante intenso.

“É realmente neve, os vídeos comprovam. Mas é no Pico Araçatuba, que tem mais 1.600 metros de altura”, disse o especialista que trabalha no Simepar.

De acordo com a MetSul, que divulgou dois vídeos do fenômeno, essa é a primeira vez nos últimos sete anos que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram neve ao mesmo tempo.

“Quem acampou na montanha aproveitou. Com isso, os três estados do Sul tiverem neve com mínimo de acumulação, o que não se via desde 2013”, publicou.

Veja os vídeos da neve em Tijucas do Sul, no Paraná, divulgados pela MetSul:

NEVE ATINGE O SUL DO BRASIL 

A neve foi causada por uma onda de massa polar vinda da Argentina, classificada pelo MetSul como um fenômeno “excepcionalmente forte para a segunda metade de agosto”.

Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra chegou a ter -8°C. Já Urupema registrou -6°C e São Joaquim ficou com a temperatura a -5°C.

No Rio Grande do Sul, foram diversas as cidades com neve. Moradores de Gramado, Canela e Cambará foram alguns que presenciaram a neve.

Já no Paraná, o frio foi mais intenso nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Segundo o Simepar, Palmas teve registro de -2,8ºC, com sensação térmica de -10ºC.

Em Cascavel, o termômetro amanheceu com -1,0°C e Curitiba com apenas 4,7°C.

A previsão é que as temperaturas sigam baixas até o início da próxima semana. “Essa massa de ar polar perde força no domingo e a partir de segunda o sol já predomina com mais intensidade”, finaliza Paulo Barbieri.

Previous ArticleNext Article