Norte e Noroeste
Compartilhar

276,4 mil eleitores estão aptos a votar em Maringá

Mais de 276,4 mil eleitores de Maringá estão aptos a ir às urnas em outubro deste ano para votar em candidatos a preside..

Metro Jornal Maringá - 17 de maio de 2018, 07:05

Foto: Marri Nogueira / Agência Senado
Foto: Marri Nogueira / Agência Senado

Mais de 276,4 mil eleitores de Maringá estão aptos a ir às urnas em outubro deste ano para votar em candidatos a presidente, governador, senador e deputados estadual e federal.

ANÚNCIO

O prazo para solicitar novos títulos ou mudar o domicílio eleitoral terminou na semana passada. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número representa um aumento de 5,6% em relação ao pleito de 2016, quando os votantes na cidade somavam 261.717 pessoas.

Para a chefe do Cartório e da Central de Atendimento do Fórum Eleitoral de Maringá, Patrícia Greco, o aumento de 14,7 mil eleitores deve-se, provavelmente, ao crescimento da população.

Ela explica que Maringá é uma cidade dinâmica e que todo ano há crescimento na população e consequentemente de eleitores. Por outro lado, cerca de 33,7 mil títulos eleitorais foram cancelados na cidade.

ANÚNCIO

“Esse número de cancelamentos engloba pessoas que não regularizaram a situação junto a Justiça Eleitoral e faleceram”, explicou Patrícia.

Os eleitores aptos a votar estão divididos em três zonas eleitorais.

“As zonas 193 e 154 foram extintas. Temos ainda as zonas 66, 137 e 192, respectivamente com 92.396, 92.533 e 91.487 eleitores. Apesar de termos tido diminuição no número de zonas, pouca coisa mudou aos eleitores, pois eles continuam votando nos mesmos locais de antes”, explicou a chefe do cartório.

Irregulares

Quem não transferiu o título deverá justificar o voto em qualquer seção eleitoral ou retornar à cidade em que o título está inscrito para votar.

Aqueles que não fizeram o título já estão sujeitos à multa de R$ 3,51 por turno da eleição e não poderão votar.

Já aqueles que não tiraram segunda via do título, têm até dois dias antes da eleição para regularizar a situação, ou utilizar o e-título.