Cidade Canção, Maringá completa 75 anos nesta terça-feira (10)

A programação de eventos em alusão ao aniversário da Cidade Canção teve início no último dia 1º e segue até 4 de junho.

Redação - 10 de maio de 2022, 07:05

Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

A cidade de Maringá, no Norte do estado, completa 75 anos nesta terça-feira (10). A programação de eventos em alusão ao aniversário da Cidade Canção teve início no último dia 1º e segue até 4 de junho. Hoje, a Catedral de Maringá, símbolo da cidade, também completa 50 anos.

Nesta segunda (9), um desfile pelas ruas da cidade marcou a celebração do aniversário de Maringá, com carros alegóricos que simbolizavam e valorizavam a história do município.

O evento aberto à comunidade também homenageou os emigrantes, migrantes e pioneiros que ajudaram a construir Maringá. Para a pioneira Delícia Gomes Santiago esse foi o melhor desfile já realizado na cidade. Ela desfilou ao lado de outras pessoas que ajudaram a construir a história de Maringá e ficou encantada com o carinho e acolhimento das pessoas. “Eu desfilei, cantei e entrei dentro do ônibus com outros pioneiros. Foi lindo demais”, disse.

Por força de lei, os feriados municipais na cidade são transferidos para segunda-feira. Além do desfile, as comemorações seguiram na Expoingá, com os portões abertos da feira e um show do cantor Luan Santana. 

Catedral de Maringá celebra 50 anos e ganha conjunto de sinos

A Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, monumento símbolo da cidade, completa 50 anos nesta terça (10). A construção da Catedral foi iniciada em iniciada em 1959, com as obras concluídas em 10 de maio de 1972. No aniversário de 50 anos, o monumento religioso ganhou a instalação de um carrilhão de sinos.

Uma missa realizada no último domingo celebrou o jubileu de ouro da Catedral. Antes da instalação do conjunto de sinos, o som ouvido pelos fiéis era produzido digitalmente, por meio de uma caixa de som.

Catedral de Maringá completa 50 anos hoje. Foto: Divulgação/AEN

Dois dos sinos já existiam e datam da fundação da Catedral de Maringá. O investimento total para a compra dos novos sinos ultrapassou os R$ 500 mil, com recursos doados pela comunidade católica da cidade.

Conhecida pelas linhas marcantes, recentemente a Catedral de Maringá foi homenageada por um comerciante local com um pastel de feira no formato da igreja.

O "Pastel Catedral” ficou famoso depois de várias publicações e milhares de curtidas nas redes sociais, e é comercializado nos arredores do monumento religioso.

Leia também:
Cemitério Municipal de Curitiba volta a receber visitas guiadas
Cidades
Cemitério Municipal de Curitiba volta a receber visitas guiadas

Redação

09 de maio de 2022, 16:30

Submetralhadoras são apreendidas em ônibus no interior do Paraná
Cidades
Submetralhadoras são apreendidas em ônibus no interior do Paraná

Redação

09 de maio de 2022, 15:33

Novos radares em Curitiba começam a operar na quarta-feira (11)
Cidades
Novos radares em Curitiba começam a operar na quarta-feira (11)

Redação

09 de maio de 2022, 15:04

« arraste para o lado »