Nova espécie de dinossauro é descoberta no Paraná

Vinicius Cordeiro

dinossauro Paraná


Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro dinossauro do Paraná nesta quarta-feira (26). Batizado de “Vespersaurus Paranaensis”, os fósseis foram encontrados em um sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do estado.

A estimativa é que a espécie vivia há 90 milhões de anos atrás. Com parentes próximos na Argentina e na África, o dinossauro tinha cerca de 1,5 metro e era carnívoro. Além disso, sua locomoção era só com um dedo do pé, apesar de ser bípede.

“O suporte era dado em um dedo central e os dedos laterais eram usados para corte, provavelmente na atividade de predação. A espécie não é conhecida em nenhuma outra região do mundo, só tem parentes parecidos”, contou o pesquisador Max Langer em entrevista à rádio CBN Maringá.

Ele trabalhou ao lado de cientistas da Universidade Estadual de Maringá e do museu paleontológico de Cruzeiro do Oeste. Eles deram o nome “Vespersaurus Paranaensis”, o que significa “dinossauro do oeste”.

“Estou envolvido no estudo há mais ou menos um ano. Nesse tempo foi suficiente para a gente identificar é que um animal único, com características até então desconhecidas”, completou Langer.

Fósseis do dinossauro foram apresentados nesta quarta-feira. Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

LEIA TAMBÉM:

Previous ArticleNext Article