Nova Ferroeste: consulta pública ao edital se encerra nesta semana

A população pode enviar comentários e sugestões sobre o projeto, que prevê uma nova ferrovia que liga o Mato Grosso do Sul ao litoral do Paraná, até sexta (15).

Redação - 11 de julho de 2022, 10:34

Foto: José Fernando Ogura/AEN
Foto: José Fernando Ogura/AEN

A consulta pública ao edital da Nova Ferroeste termina na próxima sexta-feira (15). Até lá, a população pode enviar comentários e sugestões sobre o projeto, que prevê uma nova ferrovia que liga as cidades de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá, no litoral do Paraná.

Conforme o Governo do Estado, o documento com as minutas do contrato que será levado a leilão, pode ser acessado nos sites da Ferroeste e da Nova Ferroeste.

O edital é composto por cinco contratos celebrados com o Ministério da Infraestrutura: o de concessão da década de 1980, que conecta Guarapuava a Dourados (MS) e outros quatro de autorização, com as seguintes ligações: Dourados a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu, Cascavel a Chapecó e Guarapuava a Paranaguá.

O Estado do Paraná vai fazer a cessão onerosa desses contratos, ou seja, eles serão transferidos para a iniciativa privada por 99 anos. A empresa ou consórcio vencedor do leilão vai executar as obras e explorar a malha durante esse período.

O projeto também já passou por audiências públicas oficiais e as contribuições da população estão sendo analisadas pelo órgão licenciador da Nova Ferroeste, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O edital só será publicado oficialmente com a liberação da licença prévia.