Nova greve de caminhoneiros é fake news

Jordana Martinez


Dezenas de mensagens, vídeos e áudios divulgados pelas redes sociais e grupos de whatsapp não passam de mensagens falsas, alertam as principais lideranças de caminhoneiros no país.

Em tom alarmista, as mensagens causam insegurança e tem o objetivo de causar pânico na população:

“URGENTE
LÍDERES DOS CAMINHONEIROS AVISAM, E PEDEM PARA TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS, ESTOCAREM ALIMENTOS EM CASA E ENCHEREM O TANQUE DOS SEUS CARROS, NOS PRÓXIMOS 3 DIAS, POIS GOVERNO VETA AS PROPOSTA FEITA POR PRESIDENTE E NOVA PARALISAÇÃO VAI SER FEITA JUNTO COM TODA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
DESTA VEZ O BRASIL PARA DE VEZ.
NOVA PARALISAÇÃO ACONTECERA DE DOMINGO PARA SEGUNDA DIA 4 de junho – 2018”, diz um dos textos.

“PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS SEGUNDA FEIRA 04/06/2018!!! ISSO É SÉRIO… SEM CONVERSA FIADA!!! A MÍDIA VENDIDA NÃO MOSTRAR ISSO REDE GLOBO, SBT, REDE RECORD, BANDEIRANTES E OUTRAS!!! BRASÍLIA DF ESTÁ TOMADA POR MANIFESTANTES E CAMINHONEIROS!!”, alerta outra mensagem.

Segundo a  Confederação Nacional dos Transportares Autonômos (CNTA), a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABC) e a União Nacional dos Caminhoneiros (UNC), a categoria teve as principais reivindicações atendidas, entre elas a redução de R$ 0, 46 no litro do diesel e o preço do frete mínimo, portanto não há mais motivo para mobilização.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Autônomos (CNTA), Dilmar Bueno, que representa 120 sindicatos de todo o país, desde terça-feira os bloqueios de rodovias já não são mais dos caminhoneiros.  Ele denunciou a “infintração” de pessoas “alheias ao movimento” que tem “interesses difusos”.

“Em função da expressão do movimento dos caminhoneiros em nível nacional, começou uma invasão de pessoas alheias aos interesses dos caminhoneiros”, denunciou Bueno.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="527357" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]