Nova ponte sobre o rio Cubatão em Guaratuba começa a ser montada

BandNews FM Curitiba


 

Uma ponte com estruturas de ferro com 67 metros de comprimento começou a ser instalada na localidade de Cubatão, área rural de Guaratuba, no litoral do estado. A ponte que antes era de madeira e sofria com as enchentes será agora um metro e setenta centímetros mais alta e feita com estruturas metálicas. O projeto é uma parceira da prefeitura de Guaratuba e Governo do estado. O objetivo é melhorar o acesso das famílias que usam a ponte para escoar a produção de hortifrutigranjeiros e também para o transporte escolar.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, diz que a nova ponte trará maior segurança para o tráfego de caminhões. “A segurança é muito importante, são muitas pessoas que trafegam por ali. Também para a produção agrícola. Apesar da ponte que existe lá ser muito precária, há caminhões carregados de banana passando por ali. Diretamente, cerca de 3 a 4 mil pessoas devem ser beneficiadas e indiretamente, toda cidade”.

A ponte sobre o rio Cubatão começou a ganhar forma com a montagem das estruturas de aço. Segundo o prefeito, a primeira etapa está consolidada e em breve a empresa responsável iniciará a instalação do piso para em seguida liberar o tráfego da ponte.  “A ponte ainda não está liberada porque a obra está muito complexa. O fato do rio subir muito dificulta. Estamos na fase final, toda essa estrutura que foi colocada lá depende da aprovação técnica. A aprovação do recurso e a vistoria técnica devem ser finalizadas, e  a empresa contratada colocará o piso e a inauguração da ponte”, explica o prefeito.

Para colocação das primeiras estruturas, parte do leito do rio foi desviado para criar uma área seca onde ficou o guindaste que ergueu e instalou as plataformas. A secretária de meio ambiente, Adriana Fontes, diz que uma ação de plantio de árvores será feita no local e contará com a participação de alunos que moram na região. “A secretaria colaborou com a educação ambiental nas escolas. Nós fizemos um trabalho com as crianças sobre o plantio de árvores no local, explicamos porque há necessidade de preservar o meio ambiente, e eles vão nos ajudar no plantio após o término da ponte”.

A nova ponte mede 67 metros de comprimento por 4 de largura e receberá um piso de madeira com 7cm de espessura. Para colocação das partes restantes, o guindaste vai subir na própria ponte, após a colocação do piso. Será o primeiro teste prático da obra, cuja estrutura foi construída para suportar mais de 30 toneladas.

Por Fábio Kill

Previous ArticleNext Article
Avatar
em 20 minutos tudo pode mudar