Após receber as resoluções homologatórias da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) autorizou o aumento de preço nas empresas Ecovia, Caminhos do Paraná, Ecocataratas, Rodonorte e Viapar. Ao todo, 24 praças de pedágio sofreram o acréscimo no valor da tarifa.
O reajuste aprovado é quase 5% maior que a inflação acumulada no período. Conforme o DER, o reajuste está acima da inflação em porque é baseado em uma fórmula paramétrica composta por índices setoriais divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conforme previsão contratual.
Com o reajuste, a menor tarifa para carros será na praça de Balsa Nova, com valor de R$ 8,70. Já a maior é a de São José dos Pinhais, no trecho que liga Curitiba ao litoral do Paraná, onde o valor será de R$ 20,90.
Das seis concessionárias que atuam no Paraná, apenas a Econorte não terá reajuste por alvo da Operação Lava Jato. Segundo a empresa, foi encaminhado o pedido ao DER-PR e a Econorte aguarda a manifestação sobre a autorização e homologação do reajuste.
A Econorte afirmou que "encaminhou pedido ao DER/PR e aguarda manifestação sobre autorização e homologação".