Novo edital do Mais Médicos prevê 99 vagas em 55 cidades do Paraná

Daiane Andrade - BandNews FM Curitiba


 

Foi aberto, nesta semana, o edital para que as cidades que contam com profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, possam renovar a participação na iniciativa. Segundo o documento do Ministério da Saúde, o Paraná é representado por 55 municípios e conta com 99 vagas – 11 delas na Grande Curitiba. São 10 postos em Colombo, 8 em Piraquara e 3 em Campo Largo. No litoral, o edital contempla Antonina (1), Guaratuba (2) e Morretes (1).

Ao todo, 790 localidades brasileiras são mencionadas no documento, incluindo 36 que já tinham pedido para entrar no programa e que ainda estavam de fora. Por outro lado, alguns municípios que integravam o Mais Médicos agora deixaram de fazer parte da iniciativa.

O edital também altera a regra de classificação dos profissionais interessados em atuar no Mais Médicos e fixa um cronograma de seleção. Enquanto nas últimas edições contava mais a ordem de inscrição e quem chegava antes podia escolher onde preferia trabalhar, a ideia agora é priorizar especialistas e profissionais que tenham feito residência em medicina de família e comunidade.

Nesta etapa, são admitidos apenas médicos formados no Brasil, e a expectativa é de que cerca de duas mil vagas sejam abertas. Na sequência, caso haja novas desistências ou sobrem vagas, o programa deve ser estendido a brasileiros formados no exterior.

Os postos em aberto foram deixados por médicos brasileiros que se inscreveram para substituir os cubanos e que desistiram após o início das atividades ou são vagas que estavam abertas desde o ano passado e ainda estavam ociosas. A seleção das cidades contempladas pelo edital foi feita pelo Ministério da Saúde com base em critérios de vulnerabilidade.

O período de inscrições vai de 27 a 29 de maio, no site do Mais Médicos. A previsão é de que os profissionais comecem a atuar a partir de junho e os contratos vão ser de três anos.

Previous ArticleNext Article