Novo golpe ameaça destruir estabelecimentos em Londrina

Comerciantes são exigidos a fazer um PIX para que o local não seja alvo de vandalismo por parte de criminosos.

Tarobá News - 13 de julho de 2022, 14:49

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Empresários de Londrina estão convivendo com a insegurança por causa de um novo golpe, que inclui ameaças de vandalismo contra o patrimônio e extorsão.

Uma reportagem do Grupo Tarobá apurou que três comerciantes foram ameaçados nos últimos dias com a exigência de transferência por meio de PIX para que o estabelecimento não fosse alvo de vandalismo por parte de criminosos.

O dono de um restaurante na zona sul da cidade contou que recebeu uma ligação durante a noite, dizendo que havia um carro preto estacionado na frente de seu estabelecimento e que se não fosse feito o PIX de R$ 2 mil, a quadrilha iria invadir o local com metralhadoras para destruir com tiros todo o restaurante.  

Durante a conversa os bandidos se alternavam, com agressividade e dizendo que outros comércios haviam concordado com a "mensalidade" para manter a segurança. Também na zona sul, uma pizzaria e uma farmácia foram alvos do golpe, mas também não aceitaram fazer o PIX.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar confirmou a ação dos criminosos. Segundo o tenente coronel Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão, uma farmácia na rua Guaporé recebeu uma ligação semelhante no início da semana. Ele explicou que o carro estacionado geralmente é uma coincidência ou ainda, os bandidos se informam com outro estabelecimento próximo.

A orientação é desligar o telefone e não dar espaço para os criminosos, porque eles trabalham para pressionar as vítimas, psicologicamente, até conseguir realizar a extorsão na base das ameaças.