Novo ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão começa a operar em Curitiba

Andreza Rossini

Começou a circular nesta quinta-feira (28) a nova linha do transporte coletivo de Curitiba, o Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão, que circula do Terminal Santa Cândida até a estação-tubo Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel. Esta será a primeira etapa da linha, que começou a operar com novos biarticulados.

Esta é a primeira etapa da implantação do Ligeirão Norte-Sul, que terá nova frota de ônibus.

Nesta primeira fase de 11 quilômetros entre o Norte da cidade até a estação Bento Viana, na Água Verde, serão transportados 36 mil passageiros por dia.

Vindo do norte em direção à Praça do Japão, o ligeirão terá como pontos de parada os terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral e as estações Passeio Público, Central (Praça Santos Andrade), Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana.


Serão 25 novos ônibus que percorrerão os 11 quilômetros da nova linha. A tabela horária já está disponível no site da Urbs.

 

Como funcionamento do novo ligeirão, a estimativa é de que as viagens no percurso entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, e vice-versa, levem entre 20 e 25 minutos. É quase a metade do tempo gasto pelos biarticulados que atualmente fazem o percurso e que param em 16 estações.

A Prefeitura já tem aprovados R$ 15 milhões, junto a Caixa Econômica Federal, para cinco projetos da segunda etapa do Ligeirão Norte-Sul, até o Terminal Capão Raso.

A licitação das obras depende da liberação dos recursos por parte do governo federal. Os projetos aprovados pela Caixa são para intervenções no eixo de transporte da Avenida República Argentina que permitirão que os Ligeirões ultrapassem os Expressos da linha paradora de forma alternada nas estações Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch (Igreja do Portão) e Itajubá.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook