Número de ataques a instituições financeiras no primeiro semestre é maior que em 2017

William Bittar - CBN Curitiba


O número de assaltos a bancos e correspondentes bancários, caixas-eletrônicos, carros-fortes, Correios e Lotéricas, além das chamadas saidinhas de banco, registraram um aumento no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram repassados à CBN Curitiba pela Federação dos Vigilantes do Paraná.

Além disso, os crimes colocam o Paraná na quinta posição entre todos os estados do país no número de ocorrências, com 91 casos registrados nos seis primeiros meses do ano, ficando atrás apenas de São Paulo, com 230, Minas Gerais, com 156, Rio Grande do Sul, com 105 e Paraíba, com 95 notificações de crimes.

O presidente da Federação dos Vigilantes do Paraná, João Soares, afirma que a dificuldade de combater esses crimes está no armamento utilizado pelas quadrilhas especializadas nos roubos, principalmente nos casos de carros-fortes e agências bancárias. “É muito fácil de conseguir explosivos, para atuar em caixas eletrônicos. O armamento também é muito pesado e a gente não sabe de onde eles conseguem’, afirma.

Considerando Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral do Estado, foram contabilizados 29 crimes, na maioria das vezes envolvendo a explosão de caixas-eletrônicos e assalto a carros-fortes.

João Soares aponta que existe uma vulnerabilidade nesses casos, principalmente com relação aos vigilantes que fazem a segurança desses valores. “O volume de dinheiro transportado por carros-fortes é muito atrativo para o bandido. O armamento usado hoje pelo profissional é incompatível ao que os criminosos têm usado. Há uma certa fragilidade neste sentido”, avalia.

Contabilizando todos os tipos de ocorrências registradas pela Federação no estado, Curitiba lidera com 16, seguida de Maringá com quatro e Londrina, Ponta Grossa, Palmeira, Goioxim e Pitanga, com três casos cada.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="537911" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]