Número de colégios estaduais ocupados no Paraná passa de 800

Jordana Martinez


BandNewsCuritiba

 

O número de colégios ocupados por alunos no Paraná não para de crescer. Já são oitocentas escolas, 12 universidades e três Núcleos de Educação. As informações são da União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UPES). No entanto, alguns alunos são contra o movimento. Algumas instituições do Paraná possui um movimento contrário – o chamado “não ocupação”.

Em Cascavel, no oeste do estado, um grupo de estudantes criou o Desocupa Cascavel, com o intuito de forçar a desocupação do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto.

Em Campo Mourão, noroeste do Paraná, alguns pais se organizaram para que os filhos não ficassem sem aula. A reunião que decidiu a não ocupação do Colégio Estadual Marechal Rondon foi feita com mais de mil estudantes e registrada em Ata.

O grupo de estudantes da Universidade Estadual do Paraná, em Paranaguá criou um abaixo assinado para que alunos que são contra a ocupação registrem a opinião.

Em Curitiba, alunos do campus do Instituto Federal do Paraná decidiram não ocupar a escola. No entanto, não foi somente na instituição.

O último balanço divulgado pela Secretaria de Educação aponta que quase 40% das duas mil e cem unidades escolares estaduais funcionam normalmente. Já 22% dos colégios estão paralisados parcialmente e 4% estão totalmente paralisados. Os estudantes são contra as mudanças propostas pelo governo federal, entre elas estão o aumento da jornada diária e a flexibilização da escolha das disciplinas.
Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.