Número de denúncias de desperdício de água em Curitiba e região chega a 2,1 mil

Leonardo Gomes - BandNews FM Curitiba

sanepar, crise hídrica, estiagem, falta de água, curitiba, região metropolitana, paraná, água, rodízio, tabela

Mais de duas mil e 100 denúncias de desperdício de água em Curitiba e Região Metropolitana foram recebidas em menos de um mês pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). A maior parte das denúncias envolve desperdício em residências. Ao todo nesses locais foram 1695 notificações. Na sequência aparecem imóveis comerciais (194), condomínios (150) e lava cars (72).

Para o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, o alto número de denúncias em tão pouco tempo demonstra a preocupação da população com episódios de desperdício.

“Se nós não tivermos um processo de colaboração comunitário, teremos problemas graves. Domingo será um dos dias mais quentes do ano e ainda estamos no inverno, isso traz consequências dramáticas porque sem chuva não há como armazenar água. Esse canal foi criado para estimular as pessoas e servir como um meio socioeducativo de conscientização em relação ao uso da água”, explica.

As denúncias são encaminhadas ao “Alerta Água” – ferramenta criada no dia 18 de agosto pela Sanepar onde consumidores podem enviar vídeos e fotos de situações de consumo irresponsável de água, com endereço do local. O diretor explica que após a denúncia chegar ao sistema, os infratores são contatados pela Companhia e recebem orientações.

“Nós fazemos uma visita à casa da pessoa com uma dupla de técnicos da vistoria de meio-ambiente e explicamos a situação. Se mesmo assim houver insistência e ficar evidente o desperdício, podemos tomar ações mais rígidas”, afirma.

Desde maio, o Paraná está em situação de emergência hídrica por conta da severa estiagem que vem enfrentando. A situação nesta sexta-feira (11) nos principais reservatórios que abastecem Curitiba e região está em média com 33% da capacidade. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 99521-3022.

Previous ArticleNext Article