O que abre e fecha no feriado de Carnaval? Confira os horários dos órgãos públicos

Por causa o feriado do Carnaval, as repartições públicas estaduais terão escala especial. Foi decretado ponto facultativ..

Redação - 28 de fevereiro de 2019, 17:00

Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Por causa o feriado do Carnaval, as repartições públicas estaduais terão escala especial. Foi decretado ponto facultativo na segunda (4) e terça-feira (5). Todas as atividades do governo do Paraná serão retomadas às 14h da quarta-feira (6).

Confira o horário de funcionamento de cada órgão público da rede estadual:

Hospitais do Estado – Terão atendimento normal durante todo o feriado, com exceção do atendimento ambulatorial. Ou seja, não haverá consultas pré-agendadas.

Hemepar – Os bancos de sangue de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu funcionam em horário normal no sábado, das 8h às 18h. Os demais não costumam abrir no fim de semana. As unidades não abrem na segunda e terça-feira e reabrem na quarta, das 14h até as 18h.

Receita Estadual – Não haverá expediente nas agências na segunda e na terça-feira. As agências abrem na quarta-feira, às 14h.

Detran – Não funciona na segunda, terça e quarta-feira. As unidades de atendimento de todo o Estado retomam as atividades na quinta-feira (7), das 8h às 14h.

Polícia Civil – As delegacias da Curitiba, da região metropolitana, do Interior e as especializadas vão atender em regime de plantão 24 horas na segunda e na terça-feira. Os flagrantes serão atendidos na Central de Flagrantes no 1º Distrito (Rua André de Barros, 671, no Centro de Curitiba / tel. 41 3212-6100).

Na quarta-feira o atendimento das delegacias e da área administrativa é retomado em todas as unidades, a partir das 14h. A Delegacia de Homicídios funciona normalmente em dias do feriado (Avenida Sete de Setembro, 2077, Centro de Curitiba).

PROCON – Não abre na segunda e terça-feira. Retorna na quarta.

Ceasas – As cinco unidades da Ceasa do Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – estarão fechadas na terça-feira de Carnaval. Os mercados atendem normalmente no sábado e na segunda-feira. A administração central da Ceasa, em Curitiba, seguirá a adoção do ponto facultativo na segunda-feira, voltado a atender normalmente na quarta-feira, a partir das 13 horas.

Confira aqui(http://www.ceasa.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1156&tit=Ceasa-do-Parana-estarao-fechadas-no-dia-5-de-marco-terca-feira-de-Carnaval) os endereços e horário de funcionamento de todas as unidades.

Aquário de Paranaguá – Funcionará normalmente todos os dias, das 10h às 17h30.

Copel – As agências e os postos de atendimento da Copel fecham na segunda e na terça-feira e reabrem na quarta-feira, às 13h30. A Copel oferece, 24 horas por dia e 7 dias por semana, atendimento pela Agência Online (www.copel.com) e pelo Call Center (0800 51 00 116).

Sanepar – As agências da Sanepar fecham na segunda, terça e na manhã de quarta-feira, retomando o atendimento às 13h30. As agências do Litoral, em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, farão atendimento especial no sábado, das 9h às 13h, e retornam na quarta-feira, após às 13h30. A Sanepar atende 24 horas pelo 0800 200 0115.

Hospital Veterinário da UEL – O atendimento será mantido com a escala de plantão de 24 horas na segunda, terça e quarta-feira. Serão atendidos casos de urgência e emergência, como atropelamentos, partos, intoxicações ou similares.

Biblioteca – A Biblioteca Pública do Paraná funciona até sexta-feira e reabre na quarta-feira, às 14h.

Museus – Os espaços do Governo do Estado estarão abertos no horário normal de fim de semana e fecham na segunda-feira, dia usual de manutenção de todos os espaços. Confira a programação e o endereço dos museus.

- O Museu Oscar Niemeyer (MON) abrirá normalmente no fim de semana, na terça e na quarta-feira, das 10h às 18h.

- O Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR) funcionará das 10h às 18h.

- O Museu Alfredo Andersen abre no sábado, domingo e terça-feira das 10h às 16h e na quarta-feira das 12h às 18h

- O Museu Paranaense abre no sábado, domingo e terça, das 10 às 16h, e na quarta-feira funciona das 12h às 17h30.

- O Museu do Expedicionário funciona no sábado, domingo e terça, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Na quarta-feira, abre das 14h às 17h.

- O Museu da Imagem e do Som (MIS) abre no fim de semana e na terça-feira, das 10h às 16h, e na quarta das 12h às 18h.

A entrada é gratuita em todos os espaços, com exceção do Museu Oscar Niemeyer, que tem ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).