
Educadora é processada por abusar sexualmente de alunos, em Cianorte
Redação
28 de julho de 2020, 09:49
Foi entregue nesta segunda-feira (27), após seis anos, a obra na Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, na Regiã..
Redação - 28 de julho de 2020, 10:58
Foi entregue nesta segunda-feira (27), após seis anos, a obra na Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Parte do pacote de melhorias urbanas previstas para a Copa do Mundo de 2014, a caneleta exclusiva para ônibus, que liga Curitiba ao município vizinho, está pronta para uso.
A obra foi retomada em outubro de 2019 e é a primeira a ser entregue pelo Governo Ratinho Junior. No total, foram investidos, aproximadamente, R$ 5,5 milhões no trecho de 3,4 quilômetros, que contempla semáforos, iluminação pública, pavimentação com a respectiva sinalização vertical e horizontal, além de melhorias no calçamento.
A partir de agora, os terminais de São José dos Pinhais e Boqueirão são ligados em uma via expressa. Quatro linhas (veja abaixo quais) se beneficiam da canaleta, diminuindo o tempo de viagem de 19 mil usuários por dia.
A via é beneficiada de uma tecnologia que permitirá a sincronização dos semáforos com a passagem dos ônibus do transporte coletivo, permitindo que eles tenham prioridade no cruzamento das vias e ganhem assim tempo no seu deslocamento. Com a utilização total da canaleta, este ganho na ligação entre os dois terminais deverá ser de aproximadamente 5 minutos.
Outro destaque da conclusão das obras é a substituição da iluminação, feita em lâmpadas de LED com maior eficiência luminotécnica e energética, e que proporcionam ainda maior economia de energia e financeira. O projeto incluiu a instalação de tubulação, fiação, 272 postes e 132 luminárias.
Além disso, a obra na Avenida das Américas contemplou, também, a implementação de uma ciclovia. Adicionando cerca de dois quilômetros na malha viária de São José dos Pinhais e possibilitando a conexão com a ciclovia da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba.