Obras para nova trincheira no Seminário não têm prazo para conclusão

A continuidade das obras para a construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida com a Rua General ..

Angelo Sfair - BandNews FM Curitiba - 18 de fevereiro de 2019, 15:02

A continuidade das obras para a construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida com a Rua General Mário Tourinho deixa o trânsito mais lento na região do bairro Seminário. A região já era conhecida pelos engarrafamentos, mas agora, com uma faixa a menos de circulação, os motoristas precisam de ainda mais paciência.

Ouvintes da BandNews FM Curitiba também apontam a volta às aulas como fator determinante para a piora do trânsito nessa região. Alguns ainda reclamam da aparente morosidade dos trabalhos – segundo a Prefeitura, neste momento são realizadas as fundações necessárias para a sustentação da trincheira. As obras são divididas em etapas e não há previsão de conclusão.

A administração municipal explica que o início dos trabalhos foi adiado de setembro do ano passado para o começo deste ano, numa tentativa de reduzir o inevitável impacto ao andamento do trânsito. A Secretaria Municipal de Obras Públicas ainda afirma estar “trabalhando para concretizar a obra e causar o menor transtorno possível para a população”. A trincheira é considerada fundamental para a melhoria do trânsito na ligação do Centro ao Campo Comprido e do Portão ao Parque Barigui e BR-277 (Rodovia do Café).

O engenheiro civil Leandro Cima passa pela região todos os dias no trajeto casa-trabalho e viu o tempo de cada deslocamento aumentar em pelo menos 15 minutos. Ele reconhece que a obra, quando concluída, trará benefícios para o trânsito. Apesar disso, afirma que a comunicação com a população poderia ser mais clara, diminuindo os transtornos:  " O atrapalho para a população é muito grande.  Todo mundo sabe que uma obra causa transtorno, mas há como minimizar isso, o que não vem sendo feito. Tem lá algumas placas, mas poucas pessoas para orientar o transito e todos estão perdendo de 20 a 30 minutos parados por causa da falta de organização.  "

O consultor pós-vendas Adriano Batista da Silva também passa com frequência pelas vias e sente os efeitos das obras. Com as universidades próximas a essa região, segundo ele, o tráfego fica mais pesado dia e noite. Segundo ele, " Ficou mais complicado ainda porque diminuiu mais uma faixa de circulação, apenas criou lá na frente a faixa exclusiva para ônibus. Além disso retirou uma faixa para estacionamento, mas o problema ainda continua, pois o congestionamento sempre foi na Praça dos Anjos, no chafariz. Principalmente agora que as aulas voltaram, está muito complicado. "

As obras de construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida com a Rua General Mário Tourinho custarão pouco mais de R$ 12 milhões, viabilizados com recursos federais. O objetivo é eliminar “pontos de conflito” e aumentar a capacidade de escoamento do tráfego, em especial na Mário Tourinho.

Com extensão de cerca de 700 metros, as novas pistas vão ter potencial para melhorar as condições nos dois sentidos do trânsito (Centro-Bairro e Bairro-Centro). A estimativa é de que aproximadamente 60 mil veículos passem pelo novo complexo viário. Além disso, mais de 150 mil usuários do transporte coletivo vão ser beneficiados, considerando a ampliação da capacidade das linhas Inter 2 (ligeirinho) e Interbairros 2.