Revitalização do Jardim Botânico deve ser concluída até junho

Redação

jardim botânico, curitiba, turismo, reforma, obras, revitalização

A segunda etapa da revitalização do Jardim Botânico começou em Curitiba. Agora, estão em andamento obras área atrás da estufa. Os trabalhos devem ser concluídos até o final do primeiro semestre. De acordo com a prefeitura, as obras custarão R$ 3,5 milhões.

O espaço revitalizado será batizado de Galeria das Quatro Estações. Já a estufa, um dos principais cartões postais de Curitiba, foi reaberta no final de 2019.

“As equipes trabalham na recuperação e na pintura da estrutura metálica do Jardim Botânico. Além disso, fazem a construção de alvenaria que vai compor o complexo”, explicou o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil.

Conforme a direção de Produção Vegetal, parte da galeria permanecerá descoberta para abrigar uma nova coleção botânica. “A nova coleção ainda vai ser definida pela comissão responsável dentro do jardim”, pontuou José Roberto Roloff.

jardim botânico, obras, revitalização, curitiba
Jardim Botânico é o destino de Curitiba mais procurado pelos turistas. (José Fernando Ogur/SMCS)

JARDIM BOTÂNICO É O DESTINO MAIS PROCURADO POR TURISTAS

Principal cartão postal de Curitiba, a estufa do Jardim Botânico foi reaberta em novembro. A estrutura também passou por uma revitalização. Foi a maior reforma desde a inauguração, em 1990.

Conforme a administração do parque, todas as mais de 1.000 peças de vidro que compõem a estrutura foram trocadas. Além disso, 16.300 metros de borrachas de vedação foram substituídos.

Mais do que apenas um parque, o Jardim Botânico é uma unidade de conservação voltada ao estudo e às pesquisas. Conforme a direção, o espaço alia a manutenção da área verde e o lazer ao trabalho de conservação botânica.

A estufa principal abriga plantas da floresta atlântica. Além disso, há nove coleções botânicas espalhadas: Ameaçadas de Extinção, Araucarieto, Arbustos dos Campos do Paraná, Campos Nativos de Curitiba, Exóticas, Floresta Atlântica, Floresta Estacional Semidecidual, Palmeiras Brasileiras, e Jardim das Araucárias do Mundo.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="679445" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]