Onça-pintada é flagrada em armadilha fotográfica no Paraná

Angelo Sfair

onça-pintada, paraná, armadilha fotográfica, vídeo, mata atlântica, spvs, spvs brasil, felino, maior felino das américas, extinção, risco de extinção, icmbio, instituto chico mendes

Uma nova onça-pintada foi flagrada por uma armadilha fotográfica na região da Grande Reserva Mata Atlântica, no Paraná. O registro foi realizado em agosto e divulgado nesta quarta-feira (2) pela SPVS Brasil (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).

Antes deste registro, em julho de 2018, outra armadilha fotográfica instalada na área de conservação já havia filmado um casal de onças-pintadas na Serra do Mar. Um macho e uma fêmea circulavam juntos pela região. Foi o primeiro registro de felinos desta espécie na Serra.

Maior felino do continente americano, a onça-pintada atualmente é uma espécie classificada como “vulnerável” ao risco de extição, conforme o Livro Vermelho da Fauna Brasileira. A lista é elaborada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

ONÇA-PINTADA É FILMADA NO PARANÁ. ASSISTA:

cachorro-vinagre, armadilha fotográfica, mata atlântica, paraná
Roberto Fusco/Divulgação

Além disso, as armadilhas fotográficas da SPVS também flagraram outros felinos, como puma e jaguatirica. Consequentemente, vários grandes mamíferos deram as caras nas filmagens. Houve registros, também, de espécies como anta, cachorro-vinagre (foto) e queixada (assista aos vídeos logo abaixo).

“A onça-pintada está no topo da cadeia alimentar. Por isso, a presença dela indica o bom estado de conservação do local, favorecendo a sobrevivência desta e de outras espécies, como mostram os outros registros”, explicou o pesquisador do IPeC (Instituto de Pesquisas Cananéia) Roberto Fusco Costa.

Pós-doutorando do Programa de Ecologia e Conservação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Fusco coordena projetos na Grande Reserva Mata Atlântica. A área de dois milhões de hectares abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Confira outros animais filmados pelas armadilhas fotográficas:

  • Jaguatirica (Leopardus pardalis)

  • Puma (Puma concolor)

  • Anta (Tapirus terrestres)

  • Queixada (Tayassu pecari)

Previous ArticleNext Article