Ônibus de Curitiba inspira miniatura que funciona por wi-fi

O brinquedo foi desenvolvido ao longo de um ano e deve ter alguns modelos menores para serem vendidos na rede de lojas da prefeitura.

Redação - 19 de julho de 2022, 19:34

Foto: Pedro Ribas/SMCS
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Um ônibus biarticulado miniatura, que funciona por meio de Bluetooth e wi-fi, foi apresentado ao prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (19), na Prefeitura de Curitiba.

Desenvolvido pelo profissional de Ciências da Computação José Roberto Santos da Cruz, o brinquedo funciona quase como um ônibus real, com som de motor, áudio com informações sobre destino, farol, lanterna traseira, piscas, luz de ré, luz interna, música.

“O transporte coletivo de Curitiba inspirou esse brinquedo tão bonito, que com certeza é apreciado por curitibinhas, mas também pelos curitibões”, brincou Greca, que convidou o miniaturista a elaborar alguns modelos menores, na cor vermelha, para serem vendidos na rede de lojas #CuritibaSuaLinda.

Cruz lembra que começou a desenvolver miniaturas de biarticulados e ligeirinhos há cinco anos, como um hobby para presentear familiares.

“Fiz um modelo para o meu sobrinho. Postei no Facebook e acabei recebendo pedidos”, lembra ele, que hoje vive da venda das miniaturas, cujos preços variam de R$ 250 a R$ 15 mil.

O modelo apresentado para o prefeito é o maior já projetado por ele, com 2,1 metros, reproduz 90% do biarticulado real e demorou cerca de um ano para ser desenvolvido.

Vale lembrar que Curitiba é referência na implantação dos biarticulados no transporte coletivo, cujo sistema foi reproduzido por outras cidades, como Bogotá, na Colômbia, Cidade do México (México) e Rio de Janeiro.

Foto: Pedro Ribas/SMCS