Ônibus vão circular com até 50% da lotação em Curitiba a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (15), os ônibus do transporte público de Curitiba vão circular com até 50% da lotação máxim..

Redação - 14 de junho de 2020, 06:00

Luiz Costa/SMCS
Luiz Costa/SMCS

A partir desta segunda-feira (15), os ônibus do transporte público de Curitiba vão circular com até 50% da lotação máxima. De acordo com a Urbs (Urbanização de Curitiba), a orientação é que os motoristas não parem nos pontos e estações-tubo após atingir o limita da capacidade.

A medida anunciada na sexta-feira (12) tem como objetivo evitar a propagação do coronavírus em Curitiba. Conforme a Urbs, limitar a capacidade dos ônibus a 50% da lotação vai ajudar a combater aglomerações e aumentar o distanciamento entre os passageiros.

“Estamos endurecendo as medidas de prevenção por conta do aumento do número de casos da Covid-19. Os ônibus já estavam saindo com lotação máxima de 50% dos principais terminais, mas verificamos que acabavam enchendo durante o percurso”, explicou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Conforme a Urbs, apesar de limitar a capacidade a 50% da lotação máxima dos ônibus, a frota nas ruas ainda não chegará a 100%. De acordo com a prefeitura, a frota em circulação vai passar de 65% para 80% a partir de segunda-feira (15).

A Urbs informou na sexta-feira (12) que a demanda diária do transporte atual é de 290 mil pessoas por dia. O número de passageiros é 62% menor do que no período anterior à pandemia do coronavírus.