Ônibus em Curitiba: sete linhas passam a aceitar somente cartão

Mudança é válida a partir de sábado (16). Veículos com a alteração no pagamento circulam por 10 regionais da capital paranaense.

Redação - 15 de julho de 2022, 14:23

(Foto: Hully Paiva/SMCS)
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

Sete linhas de ônibus em Curitiba passam a aceitar somente cartão como pagamento a partir de sábado (16). Os veículos com a alteração na forma de pagamento circulam por 10 regionais da capital paranaense. Confira as mudanças na sequência.

Os ônibus passam pelas regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Portão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

Ao todo, são atendidas 13,5 mil pessoas por dia, segundo a Urbs (Urbanização de Curitiba). Confira as linhas que passam a aceitar pagamento exclusivo com cartão a partir de amanhã:

  • 371 - Higienópolis
  • 374 - Hugo Lange
  • 532 - Jardim Paranaense
  • 534 - Parigot de Souza
  • 548 - Osternack/Sítio Cercado
  • 658 - Capão Raso/Caiuá
  • 812 - Montana

Ainda segundo a Urbs, 78% das passagens já são pagas pelos usuários com cartão. A partir de amanhã, 202 dos 254 ônibus em Curitiba não aceitam mais pagamento em dinheiro.

O objetivo da medida é trazer praticidade às pessoas e inibir assaltos pelo uso do dinheiro no transporte público da capital paranaense.

O pagamento com cartão pode ser feito com o cartão-transporte convencional ou cartões de débito e crédito. Neste último caso, há um acréscimo de R$ 0,12 na tarifa.

ONDE FAZER O CARTÃO DA URBS EM CURITIBA

O cartão-transporte da Urbs, que deve receber carga em dinheiro para dar acesso aos ônibus em Curitiba, pode ser feito na Rodoferroviária ou nas Ruas da Cidadania da capital paranaense, das 12h30 às 18h30.

Primeiro, o interessado ou interessada precisa fazer um cadastro prévio no site da Urbs clicando aqui.

No local, deve ser levado um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.