Ônibus voltam a circular com 100% da frota, diz Prefeitura

Angelo Sfair e Francielly Azevedo

ônibus frota curitiba greve geral

O transporte público de Curitiba voltou a operar no início da tarde desta sexta-feira (14) com 100% da frota de ônibus, segundo a Prefeitura. Mesmo com o sindicato tendo informado que os motoristas e cobradores votaram contra a adesão à greve geral, várias garagens do transporte coletivo amanheceram fechadas.

De acordo com as empresas responsáveis pela operação em Curitiba e região metropolitana, centrais sindicais fecharam as portas das garagens por volta das 5h. Às 9h45, a situação já havia sido normalizada.

Por meio do aplicativo Curitiba 156, é possível verificar as linhas em funcionamento no menu ‘Meu Ônibus’. Selecionado a linha, é possível acompanhar os veículos praticamente em tempo real.

GREVE GERAL

Várias categorias aderiram à greve geral convocada pela CUT e demais centrais sindicais. Na capital paranaense, os atos contra a reforma da Previdência se concentram em frente ao Palácio Iguaçu.

Os servidores públicos do estado devem aproveitar a mobilização para pressionar o governador Ratinho Junior (PSD) em relação ao reajuste salarial, que não tem correção desde 2016.

Entre as categorias que confirmaram a adesão ao movimento nacional estão profissionais da área da saúde, educação e segurança pública.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) e Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismac) também vão parar as atividades.

OUTRAS CIDADES

Em Londrina e Maringá, na região norte, ônibus também estão sem funcionar. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, existiu a tentativa de paralisação, mas as portas da garagem foi liberada pouco depois.

Previous ArticleNext Article