Patriota Bus, do dono da Havan, é multado por estacionamento irregular em Curitiba

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito identificaram a irregularidade no estacionamento do ônibus e aplicaram a multa

Rafael Nascimento - 07 de abril de 2022, 12:17

O Patriota Bus, ônibus ligado ao empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi multado por estacionamento irregular na madrugada desta quinta-feira (7), em Curitiba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Trânsito (Setran).

O veículo, que chama a atenção por onde passa pela plotagem com as cores da bandeira do Brasil, estava estacionado na Av. Sete de Setembro, no Centro, nas proximidades com a Rua Alferes Ângelo Sampaio, próximo a um hotel que o empresário está hospedado.

Agentes da Setran identificaram a irregularidade no estacionamento do ônibus e aplicaram a multa. A equipe foi acionada foi um cidadão via telefone 156, por "risco eminente de colisão".

"Em resposta a uma solicitação de cidadão feita pelo Canal 156 de Atendimento ao Cidadão, no início da madrugada desta quinta-feira (7), agentes de trânsito constataram a infração de estacionamento irregular na Avenida Sete de Setembro, próximo ao número 4.646. Pela solicitação, o cidadão registrou que presenciou uma situação de eminente risco de colisão, pois o ônibus estava próximo a uma esquina, 'sem deixar um recuo e tem grandes riscos de acidente'. O ônibus estava estacionado em desacordo com a regulamentação (vaga de curta duração), conforme sinalização no local. A infração de trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme artigo 181, XVII", disse a Setran, em nota.

A pasta informou ainda que o veículo poderia ser guinchado, mas os responsáveis pelo ônibus compareceram até o local e informaram que fariam a retirada. Por este motivo, não foi necessário acionar o serviço de guincho.

O contrato da Prefeitura de Curitiba com a empresa prestadora de serviço prevê tipos diversos de guincho, inclusive caçamba, caminhão ou ônibus. Um exemplo do uso desse tipo de guincho foi utilizado no início da semana, durante a retirada de um carro que caiu na fonte da Praça do Japão.

Pela manhã, o Patriota voltou a ficar em uma área irregular, estacionado em frente ao hotel, obstruindo uma das faixas da Rua Ângelo Sampaio, onde é permitido apenas o embarque e desembarque de passageiros.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o empresário informou que o veículo é fretado. Ele está na Capital para uma série de visitas às lojas da rede. Além de Curitiba, Luciano Hang também esteve em unidades da Havan em Pinhais e Colombo, na Região Metropolitana.

“Nós viemos visitar a cidade, os motoristas colocaram o ônibus perto do hotel, onde achavam que podia, e vamos pra casa levando um saco de multas. Se a prefeitura ou as pessoas que trabalham nela forem honestas, eles iriam lá avisar que não poderia colocar o ônibus aqui. Mas sacam multas, pra tomar o dinheiro (sic). Lamentavelmente vamos sair daqui com um saco de multas, isso é uma vergonha”, disparou Hang.

O empresário ainda ironizou o fato de a prefeitura ter aplicado uma multa por estacionamento irregular ao Patriota Bus. Segundo ele, a próxima visita que fizer a Curitiba, será de helicóptero. “Na próxima vez eu venho de helicóptero, porque não dá pra andar em Curitiba”, completa.

A Setran reforça que seguir as regras de trânsito é obrigação de todo motorista habilitado, não somente em Curitiba, mas em todo o território nacional.