Operação do Exército fiscaliza transporte e comércio de armas e explosivos no Paraná

Daiane Andrade - BandNews FM Curitiba

Operação_Exercito

Uma operação que intensifica a fiscalização de materiais explosivos, armamentos e munições, entre outras coisas, é promovida nesta terça-feira (18) em todo o Paraná.

A iniciativa é do Exército e as ações são apoiadas por órgãos de segurança e agências governamentais. As equipes verificam, por exemplo, as condições de armazenamento e de segurança desses itens, assim como o transporte e as circunstâncias de comércio para uso por mineradoras e pedreiras. Produtos químicos controlados e de blindagens também são alvos da iniciativa.

Esta é a primeira vez que a atividade é promovida pela 5ª Divisão de Exército, que responde por Paraná e Santa Catarina, e as abordagens ocorrem inclusive nos postos da Polícia Rodoviária Federal nas rodovias, por onde passam os caminhões levando esse tipo de carga de um ponto a outro.

E de acordo com o chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Divisão Militar, coronel Paulo Roberto Aguiar da Costa, a segurança dos técnicos envolvidos no trabalho também está reforçada.

“Nos últimos seis anos, as operações têm sido feitas pelas regiões militares. No entanto, verificando a dificuldade em termos de segurança para as equipes de fiscalização, decidiu empregar a tropa no contexto de segurança estrutural desse pessoal que realiza a fiscalização”, avalia.

Ainda segundo o coronel, o principal objetivo é impedir ou reduzir a chance de ilícitos em relação a esses materiais, principalmente desvios de cargas para atender ao crime organizado.

“Por razões óbvias, com advento da criminalidade ao uso de explosivos para detonações de caixas eletrônicos e ações em bancos, o explosivo é o foco principal. Mas também estamos focando em armamento, bem como suas munições, e ampliando para as blindadoras, que realizam a blindagem de veículos e estruturas”, completou.

Previous ArticleNext Article