Geral
Operação mira caminhoneiros suspeitos de desvio de cargas, em 14 cidades do Paraná

Operação mira caminhoneiros suspeitos de desvio de cargas, em 14 cidades do Paraná

Os agentes da Polícia Civil cumprem 37 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária, no Paraná e outros três estados.

Larissa Biscaia - BandNews FM Curitiba - segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022 - 13:29

Caminhoneiros que se diziam vítimas de sequestros e roubos para desviar cargas são alvo de uma operação da Polícia Civil. Os agentes cumprem 37 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária, em quatro estados. No Paraná, a ação acontece de maneira integrada com a Polícia Civil de São Paulo, com mandados cumpridos em Curitiba e em outras treze cidades. As informações são da BandNews Curitiba.

Segundo a corporação, os caminhoneiros vendiam cargas de alimentos e bebidas para quadrilhas especializadas, que revendiam para supermercados. Depois, eram feitos boletins de ocorrência de falsos sequestros e roubos. Quem explica é o delegado Rafael Faria, em entrevista à TV Band. Ele conduziu a investigação no estado de São Paulo.

“Essa investigação durou dois anos, e apuramos que neste período vários caminhoneiros, especialmente do Paraná, desviavam as cargas e procuravam delegacias para noticiar a ocorrência de roubos. Em alguns casos eles falsificavam os próprios boletins de ocorrência. Cruzamos várias informações no curso da investigação e pedimos ao Judiciário 19 mandados de prisão temporária e 37 de busca. Ainda estamos contabilizando os números, há uma dificuldade pela própria profissão dos caminhoneiros, mas de qualquer forma aqueles que não forem encontrados hoje permanecem como procurados no sistema e assim que abordados serão presos”, afirma o delegado.

A operação acontece simultaneamente no Paraná, em São Paulo, no Ceará e no Maranhão. Entre os anos de 2019 e 2020, a corporação identificou ao menos 74 ocorrências falsas atribuídas à quadrilha. Além de Curitiba, a ação acontece em Arapongas, Rolândias, Apucarana, Londrina, Ibiporã, Mandirituba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Balsa Nova, Campo Largo, Matinhos e Cruzeiro do Oeste.

Compartilhe