Operação mira caminhoneiros suspeitos de desvio de cargas, em 14 cidades do Paraná

Os agentes da Polícia Civil cumprem 37 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária, no Paraná e outros três estados.

Larissa Biscaia - BandNews FM Curitiba - 07 de fevereiro de 2022, 13:29

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Caminhoneiros que se diziam vítimas de sequestros e roubos para desviar cargas são alvo de uma operação da Polícia Civil. Os agentes cumprem 37 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária, em quatro estados. No Paraná, a ação acontece de maneira integrada com a Polícia Civil de São Paulo, com mandados cumpridos em Curitiba e em outras treze cidades. As informações são da BandNews Curitiba.

Segundo a corporação, os caminhoneiros vendiam cargas de alimentos e bebidas para quadrilhas especializadas, que revendiam para supermercados. Depois, eram feitos boletins de ocorrência de falsos sequestros e roubos. Quem explica é o delegado Rafael Faria, em entrevista à TV Band. Ele conduziu a investigação no estado de São Paulo.

"Essa investigação durou dois anos, e apuramos que neste período vários caminhoneiros, especialmente do Paraná, desviavam as cargas e procuravam delegacias para noticiar a ocorrência de roubos. Em alguns casos eles falsificavam os próprios boletins de ocorrência. Cruzamos várias informações no curso da investigação e pedimos ao Judiciário 19 mandados de prisão temporária e 37 de busca. Ainda estamos contabilizando os números, há uma dificuldade pela própria profissão dos caminhoneiros, mas de qualquer forma aqueles que não forem encontrados hoje permanecem como procurados no sistema e assim que abordados serão presos", afirma o delegado.

A operação acontece simultaneamente no Paraná, em São Paulo, no Ceará e no Maranhão. Entre os anos de 2019 e 2020, a corporação identificou ao menos 74 ocorrências falsas atribuídas à quadrilha. Além de Curitiba, a ação acontece em Arapongas, Rolândias, Apucarana, Londrina, Ibiporã, Mandirituba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Balsa Nova, Campo Largo, Matinhos e Cruzeiro do Oeste.