Mega-operação para combater o PCC cumpre mais de 200 mandados em 40 cidades do PR

Redação

operação facção

Uma mega-operação para combater o Primeiro Comando da Capital (PCC) está sendo realizada nesta quarta-feira (31) em 40 cidades do Paraná e em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. São cerca de 300 agentes públicos envolvidos, entre policiais, promotores de Justiça e agentes penitenciários.

Nomeada de Operação Sicário, a ação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Polícia Militar do Paraná (PM) cumpre 108 mandados de prisão preventiva, além de 104 mandados de busca e apreensão. Até às 11h, 37 mandados foram cumpridos nas ruas e outros sete em presídios. A expectativa é que 90 prisões sejam efetuadas até o final do dia, já que outros indivíduos já estão na cadeira.

A grande maioria dos mandados é cumprida em Londrina, na região norte do estado. Inclusive, as ordens judiciais foram expedidas pelo 3º Juízo Criminal de Londrina.

“Conseguimos, durante um ano e meio, dissecar como funcionava essa organização criminosa. Pudemos investigar essas 108 pessoas e identificar como cada uma atuava. Cada uma tinha uma função específica, assim como uma empresa mesmo”, disse o promotor de Justiça, Leandro Antunes Meirelles Machado.

operação organização criminosa
Foto: Divulgação MPPR

CRIMES

Os presos são suspeitos de praticar crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comercialização e porte de armas, sequestro de pessoas, cárcere privado, crimes patrimoniais (roubos, latrocínios, estelionatos), falsificações, homicídios e tentativas de homicídio.

Além disso, parte das irregularidades tem como foco a obtenção de recursos para manutenção das atividades da facção, e outros são praticados para intimidar e silenciar desafetos e afastar organizações rivais.

As investigações foram conduzidas pelo Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o 2.º Comando Regional da PM, com apoio da Seção de Operações Especiais do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (SOE Depen).

Previous ArticleNext Article