Ortigueira tem a primeira escola técnica florestal do Brasil

Redação

escola técnica florestal - Brasil - Ortigueira - Paraná


O município de Ortigueira, na região dos Campos Gerais no Paraná, é sede da primeira escola técnica florestal do Brasil. O Centro Estadual de Educação Profissional e Agrícola vai iniciar a partir de 2020 suas atividades e está com inscrição abertas para receber suas primeiras turmas.

A expectativa é que 800 alunos possam estudar nos cursos técnicos de Operações Florestais, Manutenção de Máquinas Pesadas e Agronegócio.

Os curso de Operações Florestais e Manutenção de Máquinas Pesadas são disponibilizados apenas nas modalidades subsequentes, tendo duração de um ano e meio até dois anos. Já o Técnico em Agronegócio é destinado para alunos que irão ingressar no ensino médio e tem duração de três anos.

Os estudantes interessados devem realizar sua matrícula até o dia 6 de dezembro, de forma presencial no Núcleo Estadual de Educação de Telêmaco Borba ou na Escola Estadual Altair Mongruel Ortigueira. As aulas começam em fevereiro de 2020.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, a Klabin – empresa do setor de celulose, e a prefeitura de Ortigueira.

“Esta escola é uma ideia inovadora, que fortalece o ensino profissionalizante na rede pública estadual. A escola abre novas oportunidades para que os jovens possam atuar em uma área essencial para a economia do Paraná e do Brasil”, salientou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

INVESTIMENTO

A escola vai aproveitar a estrutura do Projeto Puma, desenvolvido pela Klabin, que conta com quartos, banheiros, salas de aula, cozinha industrial, refeitório, campo de futebol e área de lazer.

A SEED (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) investiu mais R$ 12 milhões para a construção de uma oficina mecânica e uma quadra poliesportiva.

Além disso, a Klabin irá disponibilizar técnicos para auxiliar a SEED para fazer a seleção dos professores da escola.

Previous ArticleNext Article