Outono deve manter estiagem no Paraná, aponta Simepar

Ana Flavia Silva - BandNews FM Curitiba

outono, estação, paraná, estiagem

O outono deve manter a estiagem sobre o Paraná e derrubar as temperaturas gradativamente. A previsão para a estação, que começa na madrugada desta sexta-feira (20), é de condições típicas: menos registro de chuvas, grandes amplitudes térmicas (com mínimas distantes das máximas) e queda nos registros dos termômetros conforme o inverno se aproxima. Estas são as condições indicadas pelo monitoramento do Simepar.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, a ausência de fenômenos atmosféricos deve fazer com que a estação se mantenha dentro do padrão esperado.

“A gente espera que seja um período típico, com gradual diminuição das temperaturas e também do próprio volume de chuva”, afirmou o meteorologista.

O verão teve índice de chuva abaixo da média. Em dezembro, algumas regiões, especialmente entre a área dos Campos Gerais e o Leste do estado, o período de estiagem foi grande.

Antonina, por exemplo, registrou apenas 40% da chuva média esperada para a época. O mesmo se viu em janeiro, quando a média ficou cerca de 47% menor em Londrina, por exemplo. Em fevereiro, a situação não foi diferente.

Em Curitiba, Palmas, Guarapuava e Londrina, por exemplo, o déficit de chuva foi de aproximadamente 70 mm. Kneib faz a mesma avaliação para as últimas semanas do verão.

“O que aconteceu é que o ar úmido que vem da região amazônica para o sul do país não foi constante, então mais massa de ar seco ou massa de ar menos aquecido acabaram atuando na região da Argentina e Rio Grande do Sul, influenciando a situação dos ventos no Centro Leste do Paraná”, explica.

O outono começa à 00h50 desta sexta-feira (20). É nesse dia que ocorre o equinócio de outono: quando o dia e a noite devem ter a mesma duração.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="689494" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]