Paciente recebe fígado doado pela família da youtuber morta

Andreza Rossini

Pescador

Repórter William Bittar da CBN Curitiba

O fígado retirado da adolescente Isabelly Cristine dos Santos, de 14 anos, que morreu após levar um tiro na cabeça, em Pontal do Paraná, na última quarta-feira (14), foi transplantado para um paciente, em Curitiba.

O corpo da jovem Isabelly Cristine dos Santos foi sepultado na manhã desta sexta-feira (16), no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá, no Litoral do Estado. A adolescente morreu após levar um tiro na cabeça, na madrugada da última quarta-feira (14), quando voltava para casa, pela PR-412, entre os balneários de Ipanema e Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Após a confirmação da morte cerebral, a família da vítima autorizou a doação dos órgãos e quatro deles foram encaminhados para transplante. O pâncreas foi levado para São Paulo, um dos rins foi para o Ceará e outro para Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, e o fígado foi encaminhado para Curitiba, onde um paciente já foi transplantado.

O chefe do serviço de transplantes do Hospital Nossa Senhora das Graças, Eduardo Ramos, contou que o paciente estava esperando por um fígado há três meses e que a cirurgia aconteceu dentro do esperado.

“O paciente está relativamente estável nessas últimas horas, mas estamos falando de transplante, uma cirurgia de grande porte. Nós só ficamos tranquilos quando retiramos os últimos pontos”, disse.

O doutor Alcindo Pissaia, que foi um dos cirurgiões presentes no transplante, disse que em casos como esse, mesmo que a adolescente tenha o desejo de ser doadora, a decisão final sempre é da família. Ele ainda lamenta a morte da jovem.

“Ficamos muito sentido com a família, mas a doação engrandece muito a morte dessa jovem, então não só nosso paciente de fígado, mas nossos outros pacientes, como o de rim, vão melhorar porque a família doou os órgãos dela”.

Por uma questão de protocolo, a identidade da pessoa que recebeu o fígado da adolescente não é revelada.

Previous ArticleNext Article