Padre Reginaldo Manzotti celebra Missa do Galo. Veja como assistir

Redação

missa do galo do padre reginaldo manzotti

O padre Reginaldo Manzotti celebra a Santa Missa do Galo, às 19 horas, nesta quinta-feira, dia 24 de dezembro. Será no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). As vagas presenciais para assistir à missa já estão esgotadas, mas haverá transmissão ao vivo (veja abaixo).

A tradicional Missa do Galo é a celebração do nascimento do Menino Jesus, realizada sempre no dia 24 de dezembro. A principal celebração acontece todos os anos na Basílica de São Pedro com a presidência do Papa Francisco à meia-noite e é transmitida pela televisão para o mundo todo.

“Missa do Galo”, como este nome, só existe nos países de língua latina. A denominação oficial para essa celebração é “Santa Missa de Natal” ou “Celebração do Natal do Senhor’. Uma das explicações do nome é de origem romana e conta que, naquele 24 de dezembro, foi a única vez que o galo cantou à meia-noite, antecipando o anúncio do nascimento de Jesus.

O galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano. O animal passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Tanto que, nas Igrejas mais antigas, há a figura da ave em seus campanários.

Existe uma segunda explicação: antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite do dia 24 de dezembro, cada lavrador da província de Toledo, Espanha, matava um galo em memória daquele que cantou quando Pedro negou Jesus. A ave era levada para a Igreja e, depois, doada aos pobres, garantindo-lhes um Natal mais feliz.

E tem a ainda uma terceira explicação:  a comunidade cristã de Jerusalém ia em peregrinação a Belém para participar da Missa do Natal na primeira vigília da noite dos judeus, na hora do primeiro canto do galo.

Horário da celebração e transmissão por TV, rádio e YouTube

As celebrações no Brasil não acontecem à meia-noite por causa da violência. Além disso, neste ano, especificamente em Curitiba, o padre Reginaldo decidiu antecipar para às 19 horas devido ao toque de recolher que inicia às 23h por causa da pandemia de covid-19. Assim, as famílias que estarão presentes fisicamente no santuário, podem retornar em segurança e seguindo o decreto em vigor no estado.

Transmissão ao vivo

Você pode acompanhar pelo canal oficial do padre Reginaldo Manzotti no Youtube , pela TV Evangelizar e pelas Rádios Evangelizar.

 

Leia também: Compras e músicas natalinas no Mercado Municipal de Curitiba

 

 

 

 

Previous ArticleNext Article