Padroeira de Curitiba: confira a programação da Catedral

CBN Curitiba


Nesta quarta-feira (08) é celebrado o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba. Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as celebrações serão transmitidas via internet.

À tarde está marcada para as 15 horas a Recitação do Terço e Bênção ao Santíssimo Sacramento, também com transmissão ao vivo. Às 17h30min haverá Missa Solene em louvor a Nossa Senhora da Luz, com transmissão pela TV.

Paróquias

Segundo informações da Arquidiocese de Curitiba, todas as paróquias farão (inclusive a Catedral), ao meio-dia, o repicar dos sinos. As paróquias terão ainda, durante todo o dia, liturgia adaptada, segundo orientação da Cúria.

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Segundo informações da Arquidiocese de Curitiba, na segunda metade do século XVII foi encontrada uma pequena povoação, onde em 1659 seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz. Por lá, os moradores notaram que a imagem da Virgem tinha sempre os olhos voltados para os campos aos quais os índios chamavam de Curitiba, Pinhais, em tupi-guarani.

Aquela região era habitada pelos índios de etnia caingangues. Tal foi a insistência da Virgem, que os sertanejos resolveram sondar a possibilidade da conquista do sítio. Armados como para uma guerra seguiram para a esplanada dominada pelos caingangues, prontos para o combate.

Ao invés do previsível combate, o que ocorreu foi a acolhedora recepção oferecida pelo cacique Gralha Branca, ou Araxó. Os índios concordaram em ceder amigavelmente o terreno aos desbravadores, e o cacique decidiu pegar uma das varas, símbolo do mando, e a enterrou no local que viria a ser a praça central da futura cidade. Nesse local – hoje Praça Tiradentes – foi erguida a igreja em honra a Nossa Senhora da Luz. Neste local hoje está a Catedral.

Hoje, como forma de celebração, haverá missas Às 10h da manhã e às cinco e meia da tarde, além de terço e benção com o santíssimo às três da tarde. Mais informações no site e nas redes sociais da Arquidiocese de Curitiba.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="788557" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]