Painéis eletrônicos não informam nada há três anos

Lucian Pichetti - CBN Curitiba


Os Painéis com Mensagens Variáveis, ou simplesmentes PMVs, começaram a ser utilizados em Curitiba em 2012, ainda na gestão de Luciano Ducci. Na época, foram instalados 14 desses equipamentos nas ruas que compõem o Anel Viário Central. Depois, durante o mandato de Gustavo Fruet, a utilização foi ampliada para os 44 mobiliários atuais. Os painéis, entretanto, não comunicam nada aos motoristas há cerca de três anos. Alvos frequentes de vandalismo e furto e sem conservação adequada, estão desligados e sem previsão de retomada da utilização no curto prazo.

Segundo o diretor de Operações da Superintendência Municipal de Trânsito, Pedro Darci da Silva Junior, o problema tem relação como uma falha do próprio edital, que não estabelecia a prestação do serviço de manutenção.

“Na verdade a manutenção ela não tava prevista no contrato inicial. Ficou uma manutenção corretiva da empresa que ganhou a licitação da instalação. Então ela ficou responsável por esse equipamento por esse período e a partir que passou esse período não foi feito um contrato novo de manutenção. Então eles receberam manutenção por um período e depois foram se degradando”, disse.

Inutilizados desde antes da gestão de Rafael Greca, o objetivo é modificar isso a partir de uma nova licitação. “Aproveitando o equipamento que a gente tem, alguns terão que realocar, mas a ideia é utilizar o que a gente tem e fazer essa tecnologia ser mais aproveitada”, explicou.

O diretor de operações da Setran fala modernizar o sistema, para ampliar as possibilidades de utilização dos painéis. “Vai prever a manutenção, uma modernização desses painéis, além das mensagens de trânsito, ter mensagens da Defesa Civil. Além da questão viária, vamos conseguir monitorar os carros, fazer leitura de placas, aproveitando a tecnologia do painel”, ressaltou.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="548811" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]