Palácio Garibaldi recebe o evento “Tecendo Solidariedade” em prol do câncer de mama

Ana Cláudia Freire



O Palácio Garibaldi recebe neste domingo (20), o evento “Tecendo Solidariedade – Artesanato e Cultura”, em prol das pacientes em tratamento de câncer de mama, do Hospital de Clínicas do Paraná.

O projeto, que foi idealizado pela médica radiologista e diretora do Centro de Diagnósticos da Mama do HC, Maria Helena Louveira, nasceu da necessidade de aliviar o momento de espera dos exames. Maria Helena percebeu que durante a espera, muitas vezes as pacientes mostravam-se ansiosas, tensas, às vezes irritadas, enquanto aguardavam os resultados dos exames e biópsias.

Pensando nisso, um grupo de voluntárias se reuniu fez a doação de materiais para que as pacientes, que tivessem interesse em aulas de crochê e fuxico, pudessem aprender as técnicas. Com a ajuda de profissionais experientes, o material criado e produzido pelas pacientes logo mudou a rotina dessa espera.

O projeto deu tão certo que as mulheres em tratamento começaram a apresentar melhora nos quadros de ansiedade e depressão. “O artesanato funcionou como uma terapêutica para ansiedade que elas sentem no momento do atendimento. A gente teve um retorno muito positivo dessas pacientes, muitas melhoraram da depressão e acabaram vendo a espera  de forma mais tranquila”, conta a médica.

Mantas, almofadas, colchas e tantas outras peça produzidas pelas pacientes e organizadas pelas voluntárias precisavam de um lugar para exposição.

O Palácio Garibaldi encampou o projeto e como parceiro ofereceu um local para que as peças fossem vendida em um bazar. Toda a renda arrecada com a venda do artesanato será revertida para o Centro de Diagnóstico de Mama do HC.

Além do bazar o evento será animado pela Trupe Guará, que traz artistas em performances usando perna de pau. A trupe irá receber o público logo na entrada do Palácio. Além da animação  dos artistas, a ONG Freguesia do Livro participa do evento incentivando o público trocar  livros usados.

Divulgação

O evento será embalado ainda por músicos locais como Almo de Paula,  o grupo de MPB Gogó  Brasileira, a violinista Rebeca Vieira e os músicos Paulo Barato e Luiz Pfützenreuter.

Mais informações sobre o evento na página do Tecendo Solidariedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista - Chefe de Redação do Paraná Portal