Para poupar animais, Ponta Grossa terá “fogos silenciosos” no réveillon

Narley Resende


Para poupar os animais do barulho a partir da meia-noite de domingo (31), a prefeitura de Ponta Grossa, município com 350 mil habitantes nos Campos Gerais do Paraná, anunciou que a Festa da Virada no Parque Ambiental da cidade deve ter uma queima de fogos silenciosa.

“Pensando na saúde e bem-estar dos animais, a Prefeitura decidiu por não utilizar tiros e bombas de rojões, evitando o barulho estridente. Desta forma, serão 10 minutos de fogos apenas com estampidos abafados e muitas luzes, das mais diversas cores e formas”, diz a prefeitura em comunicado.

Para amenizar o sofrimento dos animais, principalmente cães, na hora dos fogos, existem técnicas de comportamento e medicamentosas. “Só recomendamos tranquilizantes em casos muito graves. Os homeopáticos são um pouco mais usados. Eles ajudam a acalmar o animal e deve começar a ser utilizado dez dias antes das queimas de fogos”, diz o veterinário e adestrador Adolfo Sasaki.

Quem não quer optar pelos medicamentos, existe um brinquedo recomendados pelos especialistas. “Chama-se ‘Kong’. Com o adestramento fazemos com que o animal fique altamente entretido com esse brinquedo, o que acontece na hora dos fogos e ele nem escuta o barulho”, conta o veterinário.

Também é recomendado colocar algodão nos ouvidos do animal e deixá-lo em um ambiente isolado, com rádio e TV ligados.

Reveillon em Ponta Grossa. Foto: divulgação/PMPG
Reveillon em Ponta Grossa. Foto: divulgação/PMPG

Segundo a prefeitura de Ponta Grossa, a queima de fogos silenciosa foi viabilizada por meio da iniciativa privada e não possui investimento público.
A Festa da Virada em Ponta Grossa também tem shows com artistas locais, com Grupo Maior Barato, às 21h; Mixturô, às 22h, e participação especial da dupla Kelvin & Kauan. Logo depois da virada, a dupla Giba & Nando continua o agito até às 2h de segunda-feira (1º).

Segundo a prefeitura, 20 guardas municipais, seis viaturas e o ônibus de videomonitoramento devem fazer a segurança e a vigilância do público do início ao fim da festa

Previous ArticleNext Article