Menos de 50% da população alvo foi vacinada contra a gripe no Paraná

Redação

Menos de 50% da população alvo foi vacinada contra a gripe no Paraná

Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, menos de 50% da população alvo recebeu a vacina contra a gripe no Paraná.

Dessa forma, 44,7% dos 4.479.320 paranaenses receberam a imunização, que foi iniciada no dia 12 de abril e deve ser encerrada na próxima sexta-feira (9).

Para evitar o desperdício de doses, a Secretaria de Estado da Saúde autorizou a vacinação geral contra a gripe em todos os municípios do Paraná.

“Não podemos deixar vacinas estocadas nos postos de saúde. A imunização contra a Influenza é necessária para proteger contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS) e também para auxiliar no diagnóstico da Covid-19”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A meta do Ministério da Saúde em todos os estados do Brasil é de 90% de vacinação contra a gripe da população alvo, que engloba idosos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a seis anos e indígenas.

No Paraná, apenas a vacinação aos indígenas alcançou essa meta exigida do Ministério da Saúde, com 90,1% de imunização. Na sequência aparecem as crianças (66,2%), puérperas (58,5%), gestantes (57,3%), trabalhadores de saúde (56,4%) e idosos (55,2%).

“Além da busca ativa, os municípios podem fazer vacinação extramuro, que tem por objetivo alcançar pessoas que na maioria das vezes não têm disponibilidade para ir até uma unidade de saúde”, finalizou o secretário.

LEIA MAIS: Validade das vacinas é responsabilidade de estados e municípios, diz Ministério da Saúde

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="773374" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]