Paraná adota novo modelo de carteira de motorista em 2017

Mariana Ohde


A partir de 2017, o Paraná vai adotar um novo modelo de carteira de habilitação (CNH). A mudança traz um design diferente e mais dispositivos de segurança.

Segundo o coordenador de habilitação do Detran, Farid Gelasco, o novo modelo impede fraudes e falsificações no documento.

“São 21 itens de segurança no documento. Na verdade, nada mais é do que uma segurança a mais para os condutores paranaenses. Com um documento mais consistente, com mais segurança, a probabilidade de falsificação e adulteração, e consequentes problemas decorrentes, se reduzem”, explica.

Entre as novidades do novo modelo estão imagens secretas, que servem para evitar fraudes, mapas do Brasil e do Paraná e código de barras, para facilitar a consulta de dados do condutor pelos órgãos de trânsito. A nova CNH não deve ter custo aos motoristas, e deve ser emitida no momento de renovação da carteira ou na expedição de segunda via, já a partir de janeiro. Para os novos condutores, o novo modelo será expedido automaticamente.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal