Paraná tem alerta para tempestade e quedas nas temperaturas; veja a previsão do tempo

Vinicius Cordeiro

paraná inmet alerta tempestades simepar tempo tempo

Todas as regiões do Paraná estão em alerta para chuva forte e temporais nesta quarta(13) e declínio de temperatura nesta quinta-feira (14). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), todo o Estado está em situação de perigo. Veja a previsão do tempo e o que se deve fazer sob tempestades!

A previsão para hoje (13) é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos intensos (entre 60 e 100 quilômetros por hora), e queda de granizo. Por isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Além disso, o Inmet ainda alerta sobre os risco à saúde que o declínio das temperaturas previsto para amanhã podem causar. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o Estado é atingido por uma frente fria que vai se deslocando ao Sudeste do país.

As chuvas, no entanto, podem ser positivas já que o Paraná vai sofrendo com a estiagem e declarou emergência hídrica. As Cataratas do Iguaçu, por exemplo, registraram a menor vazão de água em 2020 no início de abril pela falta de chuvas no Rio Iguaçu.

Alerta do Inmet válido para hoje abrange o Paraná. (Reprodução)

PREVISÃO DO TEMPO NO PARANÁ

Conforme o Simepar, a região de Curitiba, o litoral e parte dos Campos Gerais ainda não tiveram chuvas.

“A tarde [desta quarta] segue com muita nebulosidade no Paraná, com chuvas ainda concentradas no interior. Atuam com um pouco mais de força no sul, sudoeste, oeste e o noroeste paranaense. A chuva foi mais expressiva no sudoeste, com acumulados acima dos 50 milímetros em várias cidades”, disse o meteorologista Samuel Braun.

Além disso, o Simepar ainda prevê a melhora do tempo nesta quinta-feira (14) já que a frente fria vai se deslocando para a região Sudeste.

Curitiba terá as temperaturas entre 15°C e 20°C enquanto o termômetro varia de 17°C a 21°C em Londrina. Já no oeste, Foz do Iguaçu terá mínima de 17°C e máxima de 23°C. No litoral, Paranaguá deve registrar uma das temperaturas mais altas do Paraná, com máxima de 27°C.

Previsão do tempo no Paraná. (Reprodução/Simepar)

O QUE FAZER EM CASO DE TEMPORAIS?

Conforme o Inmet, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores em caso de ventos fortes. Isso porque há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de transmissão.

Se for possível, também é sugerido desligar os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.

Por fim, para mais informações sobre o que não fazer durante uma tempestade, fale com a Defesa Civil (telefone no 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

ALERTA DE TEMPESTADE DO INMET

O Inmet classifica seus avisos de quatro formas. A cor verde quer dizer que nenhum fenômeno está previsto. Já a cor amarela representa perigo potencial.

Por fim, a cor laranja apresenta perigo, enquanto a cor vermelha significa ‘grande perigo’.

Previous ArticleNext Article