Paraná amanhece com temperaturas mais baixas do ano e geada

O frio cortante veio acompanhado de belas imagens, com o sol nascendo em um céu limpo e áreas de campo envoltos em névoa.

Rafael Nascimento - 20 de maio de 2022, 08:04

(Foto: Valdelino Pontes /AEN)
(Foto: Valdelino Pontes /AEN)

Várias cidades do Paraná amanheceram nesta sexta-feira (20) com as temperaturas mais baixas registradas no ano, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Ponta Grossa, no Campos Gerais, registrou - 0.6ºC, enquanto em Curitiba os termômetros marcaram 3,5ºC. Houve registro de formação de geada.

O frio cortante veio acompanhado de belas imagens, com o sol nascendo em um céu limpo e áreas de campo envoltos em névoa. A geada, entretanto, é prejudicial para os agricultores.

O Simepar já havia alertado sobre a possibilidade de geada de intensidade fraca a moderada em boa parte do estado, sobretudo nas porções Centro-Sul e nos Campos Gerais. A expectativa do fenômeno foi possibilitada em função do céu se manter limpo, com poucas nuvens, e as temperaturas serem compatíveis com a ocorrência de geada.

Cidades como Ponta Grossa, Castro, Guarapuava registraram geada. O fenômeno também pode ser observado em algumas áreas da Capital e Região Metropolitana.

General Carneiro, no Extremo-Sul, registrou mínima de - 0,5ºC, enquanto Palmas, onde nevou nesta semana, amanheceu com 0,2ºC.

SEXTA-FEIRA DE FRIO E POUCAS MUDANÇAS NO TEMPO

A sexta-feira segue com poucas mudanças nas condições do tempo no Paraná, de acordo com o Simepar.  "A sexta-feira segue sem mudanças nas condições do tempo no estado, teremos mais um dia com tempo estável em todas as regiões. Com o afastamento do sistema de baixa pressão para o oceano, a nebulosidade e o vento perdem força sobre o Paraná, com um amanhecer gelado. Também observamos condições para a formação de geada, principalmente na metade sul paranaense. A temperatura máxima no estado deve ser registrada na faixa litorânea", aponta o meteorologista Paulo Barbieri.

Em Guaratuba os termômetros não passam dos 19ºC, enquanto Curitiba deve registrar máxima de 16ºC

Também esquenta pouco no Norte do estado: Londrina e Maringá amanheceram com mínima de 5ºC e a máxima prevista é de 18ºC e 19ºC, respectivamente. Já em Foz do Iguaçu, que costuma apresentar temperaturas mais elevadas, a previsão indica máxima de 18ºC.