Paraná e Mato Grosso do Sul inauguram primeira base náutica integrada do Brasil

Redação

Paraná e Mato Grosso do Sul inauguram primeira base náutica integrada do Brasil

O Paraná e o Mato Grosso do Sul inauguraram nesta sexta-feira (11) a primeira base náutica integrada do Brasil, que irá permitir um reforço na segurança fronteiriça entre os dois estados.

A Base Trarbach está localizada às margens do Rio Paraná, entre o ponto de partida das balsas de Porto Felício, em Querência do Norte (PR), e Porto Caiuá, em Naviraí (MS).

Também foi instalada uma torre de radiocomunicação do sistema digital, que irá permitir melhor intercâmbio nas informações entre os agentes policiais em operações no local.

“Trabalhamos de forma planejada com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Federal e as nossas forças de segurança, as polícias Militar, Civil e Científica. Todos integrados, cada uma com sua missão e suas responsabilidades, mas acima de tudo, pensando em conjunto nas estratégias para defender a população”, explicou o governador do Paraná, Ratinho Junior.

Presente na inauguração, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, avaliou o investimento como importante para conter a entrada de drogas e contrabando do Paraguai ao Brasil pelo Rio Paraná.

“Hoje unimos esforços do governo federal com o Paraná e Mato Grosso do Sul para trazer segurança à região de fronteira com comunicação, equipamentos e recursos humanos. Teremos o efetivo federal, o Exército Brasileiro e os agentes dos dois estados trabalhando de forma coordenada na área operacional, na troca de informações e buscando ampliar o efetivo que atua nas áreas de fronteira”, salientou o ministro.

O patrulhamento das forças policiais de Paraná e Mato Grosso do Sul na divisa com o Paraná cobre 50 quilômetros pelo Rio Paraná.

A expectativa é que a Base Trarbach também possibilite maior controle no combate a crimes ambientais, como na proteção aos Parques Nacional da Ilha Grande e do Parque Nacional do Rio Ivinhema e também a pesca predatória.

O nome da base homenageia o soldado Daniel Henrique Trarbach Engelmann, do Exército Brasileiro, morto durante ação policial no âmbito da Operação Hórus, no Rio Paraná.

Os pais do soldado, Ivan Engelmann e a Liane Trarbach Engelmann, acompanharam a cerimônia.

LEIA MAIS: HC amplia testes da CoronaVac, e mais 548 voluntários recebem vacina em Curitiba

Previous ArticleNext Article