
Coronavírus: Paraná quebra recorde diário e ultrapassa 12 mil casos totais
Jorge de Sousa
19 de junho de 2020, 16:38
Com a atualização de novos 104 casos, o Paraná chegou a marca de 1.280 ocorrências totais de sarampo desde agosto de 201..
Redação - 19 de junho de 2020, 17:10
Com a atualização de novos 104 casos, o Paraná chegou a marca de 1.280 ocorrências totais de sarampo desde agosto de 2019.
Os números foram atualizados pela Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) em boletim divulgado nesta sexta-feira (19).
Como todos os casos confirmados foram coletados em amostras antigas, o Paraná segue sem registravas novas ocorrências de sarampo há 49 dias.
Dessa forma o Paraná precisa de mais 45 dias sem registrar novas incidências da doença para configurar o final do surto de sarampo no estado.
A única forma de se resguardar contra o sarampo é por meio da imunização contra essa doença. Organizada pelo Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação começou no mês de fevereiro e atualmente está focada na faixa etária de 20 a 49 anos.
“Neste momento ainda temos a circulação do vírus que transmite a doença. Por isso o alerta é sobre a importância de estar protegido; estamos nos últimos dias de campanha nacional de imunização e vacina é a única forma segura de prevenção”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
O sarampo é uma doença contagiosa, sendo que é possível que uma pessoa transmita para outros 18 indivíduos por meio da tosse, espirro, fala e ao respirar.
São alguns dos sintomas do sarampo a febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele), sendo que alguns casos podem apresentar cefaleia, indisposição e diarreia.