Paraná chega a 1,2 mil casos totais de sarampo neste ciclo

Redação

sarampo casos paraná doença sesa

Com a atualização de novos 104 casos, o Paraná chegou a marca de 1.280 ocorrências totais de sarampo desde agosto de 2019.

Os números foram atualizados pela Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) em boletim divulgado nesta sexta-feira (19).

Como todos os casos confirmados foram coletados em amostras antigas, o Paraná segue sem registravas novas ocorrências de sarampo há 49 dias.

Dessa forma o Paraná precisa de mais 45 dias sem registrar novas incidências da doença para configurar o final do surto de sarampo no estado.

VACINA CONTRA SARAMPO DISPONÍVEL EM TODO ESTADO

A única forma de se resguardar contra o sarampo é por meio da imunização contra essa doença. Organizada pelo Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação começou no mês de fevereiro e atualmente está focada na faixa etária de 20 a 49 anos.

“Neste momento ainda temos a circulação do vírus que transmite a doença. Por isso o alerta é sobre a importância de estar protegido; estamos nos últimos dias de campanha nacional de imunização e vacina é a única forma segura de prevenção”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O sarampo é uma doença contagiosa, sendo que é possível que uma pessoa transmita para outros 18 indivíduos por meio da tosse, espirro, fala e ao respirar.

São alguns dos sintomas do sarampo a  febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele), sendo que alguns casos podem apresentar cefaleia, indisposição e diarreia.

Previous ArticleNext Article