
Coronavírus: Curitiba fecha cinemas, baladas e academias para conter pandemia
Angelo Sfair
19 de março de 2020, 16:21
O Paraná está com 23 casos confirmados do novo coronavírus. Com isso, o governo estadual decretou a suspensão de boa par..
Vinicius Cordeiro - 19 de março de 2020, 16:33
O Paraná está com 23 casos confirmados do novo coronavírus. Com isso, o governo estadual decretou a suspensão de boa parte das atividades comerciais no estado.
Shoppings, galerias, cinemas, teatros, bares e academias estão inclusas na decisão da administração, que prevê a suspensão das atividades de forma gradual. A prefeitura de Curitiba adotou medidas similares, enquanto Foz do Iguaçu, Paranavaí e Londrina já tinham determinado o fechamento do comércio.
As informações foram confirmadas pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, e pelo secretário de Saúde, Beto Preto, em uma live da administração estadual. O governador Ratinho Junior não apareceu no vídeo, mas assinou quatro decretos nesta quinta-feira (19).
Segundo a Sesa (Secretaria da Saúde), os nove casos são referentes a cinco mulheres e quatro homens, todos de Curitiba. Eles têm idade entre 22 e 81 anos e estiveram em São Paulo, Itália e Espanha.
Além de 23 confirmações, o Paraná ainda tem 146 casos de coronavírus sob análise e 122 casos descartados.
Por fim, o governo também anunciou que 360 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, foram chamados do concurso estadual de 2016 para reforçar o combate ao coronavírus.
54 casos dos 146 sob suspeita de coronavírus no Paraná são em Curitiba. Já Ponta Grossa, com 19 pacientes suspeitos, Cascavel (14), Londrina (12), Maringá (11) e Foz do Iguaçu (9), aparecem na sequência.
De acordo com a Sesa, os números divulgados podem ser diferentes em relação aos do Ministério da Saúde. A pasta estadual informou que o sistema do Ministério está instável nessa semana e por isso não tem como descartar novos casos, tampouco analisar e indicar quais municípios estão localizados os novos suspeitos.
Por fim, a Secretaria ainda diz que apenas dois laboratórios privados estão habilitados para a testagem de coronavírus.