Guaíra investiga possibilidade de coronavírus em paciente que veio da Itália

Angelo Sfair

coronavírus, novo vírus da china, china, wuhan, coronavirus, coronavirus italia, coronavirus brasil, italia, coronavirus sintomas, italia coronavirus, pandemia e epidemia, coronavirus noticias, coronavirus mapa, italy coronavirus, paraná, guaíra, sesa, ministério da saúde, caso, suspeito

As autoridades da saúde de Guaíra, no oeste do Paraná, investigam a possibilidade de um paciente que chegou da Itália estar com coronavírus. No entanto, como o homem não apresenta quadro de febre, não será contabilizado entre os casos suspeitos oficiais.

O protocolo do Ministério da Saúde foi colocado em prática de forma preventiva pela secretaria municipal da saúde de Guaíra. O paciente que veio da Itália tem 50 anos. Ele está isolado, em casa, e apresenta boas condições  de saúde.

Conforme a secretaria da saúde de Guaíra, o material para análise foi coletado na manhã desta terça-feira (25). Os exames iniciais serão feitos em Curitiba. Assim, a expectativa é de que um resultado preliminar seja divulgado dentro de alguns dias.

De acordo com a Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná), atualmente, o estado não tem nenhum casos suspeito do novo coronavírus. O homem de 50 anos chegou ao Brasil após visitar a Itália com a esposa uma amiga. Ele apresenta sintomas relativos a gripe, mas não teve febre. A alteração da temperatura corporal é um sintoma fundamental para determinar novos casos suspeitos do coronavírus.

Ainda conforme a Sesa, o hemisfério sul entra, em algumas semanas, na época mais propícia para gripe. Assim, casos como esse — suspeitos, mas não oficiais — podem ser tornar mais comuns daqui em diante.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra, o paciente não apresenta sintomas graves de infecção, nem febre. No entanto, como esteve recentemente na Itália, onde há circulação ativa do coronavírus, o caso é tratado como suspeito.

CASOS DA ITÁLIA PREOCUPAM

Diferentemente dos três casos anteriores investigados e descartados no Paraná, desta vez a suspeita vem um pessoa que veio da Itália, e não da China.

Assim, as medidas de segurança foram tomadas para evitar que haja propagação do vírus no Paraná. A secretaria da saúde de Guaíra não divulgou informações específicas sobre o paciente isolado em casa. Ainda de acordo com as autoridades da saúde de Guaíra, estão sendo adotadas todas as medidas de orientação da Sesa.

Conforme o município, todas as pessoas que retornem de países com circulação do novo coronavírus, como China e Itália, serão submetidas aos mesmos exames até que as suspeitas sejam descartadas.

O QUE É O CORONAVÍRUS?

Novo Coronavírus teve seu epicentro em Wuhan, na China. O vírus se trata de uma mutação da conhecida família de coronavírus, responsável por outras doenças que foram consideradas emergências globais, como Sars e Mers.

O primeiro caso da atual transmissão foi identificado no dia 7 de janeiro. No dia 11, um mercado de frutos do mar de Wuhan foi apontado como o ponto de partida da nova infecção.

De acordo com a OMS, o novo coronavírus matou 2,7 mil pessoas e infectou mais de 80 mil em todo o mundo.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.

coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 dias em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Previous ArticleNext Article