Paraná cria núcleo inédito para proteção de Mães e Fetos

Francielly Azevedo

mães e fetos gestante

O Paraná passou a contar com uma equipe multidisciplinar especializada nos atendimentos de mulheres em gestação de risco e de fetos com malformações. O Núcleo de Medicina Fetal funciona no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, e deve levar para todo o estado a assistência a essas mães e seus bebês.

Odiretor-superintendente do Complexo do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, explica que a ideia é esclarecer e prestar apoio às questões em relação a malformação, infecção ou outro problema durante a gestação.

“A criação de um centro de excelência e um núcleo para debates que tenha condições de equipamento, material e conhecimento auxilia para o esclarecimento das dúvidas, porque nem sempre as questões são de simples resolução ou diagnóstico”, comentou o diretor.

Os casos serão centralizados para diagnósticos mais complexos no Núcleo de Medicina Fetal, em Curitiba. A partir disso é que será feito o encaminhamento. A equipe, segundo o diretor, conta com especialistas de renome internacional.

“O objetivo do Hospital do Trabalhador e do Governo do Paraná é montar uma unidade central que possa replicar o conhecimento em todo o Paraná para evitar que as pacientes precisem se deslocar para receber o atendimento qualificado”, explicou o médico do HT, Carlos Alberto Anjos Mansur.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr, é importante que a mulher tenha orientação médica e assistência nesse momento de diagnóstico delicado. “Tudo isso, para que a mulher e o seu bebê tenham atendimento e a garantia de vida com qualidade”, disse.

A chefe da Divisão da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Carolina Poliquese, ressalta que o Núcleo vai servir para fortalecer e organizar os atendimentos médicos. A ideia é oferecer um serviço de medicina de ponta. A iniciativa é inédita no Brasil.

*Com informações da AEN*

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.