Paraná decreta situação de emergência em municípios atingidos por ressaca

Mariana Ohde


O governo do Paraná decretou, nesta quinta-feira (10), situação de emergência nos municípios de Guaratuba e Matinhos, que foram atingidos por uma forte ressaca no final de outubro.

Além disso, foi decretado emergência em Pérola, na região noroeste, devido a ocorrência de enxurrada.

Segundo o major Hiller, subchefe da divisão de Defesa Civil, após a decretação da emergência, a equipe da Defesa Civil também ajudará as prefeituras na elaboração do plano de trabalho, que abre acesso a recursos obrigatórios do governo federal. “Esse é um importante passo para que as prefeituras consigam junto à União a liberação de verbas para reconstrução das áreas destruídas. A Defesa Civil do Estado continuará dando todo suporte para as prefeituras”, afirmou.

Ressaca

Em Matinhos, o fenômeno conhecido como maré meteorológica, destruiu grande parte do calçadão e de ruas em quatro quilômetros da orla do município, desde o Balneário Flamingo até a Praia Grande e também na região do Pico de Matinhos.

Guaratuba, Guaraqueçaba e Paranaguá também foram afetados pela ressaca. Os momentos de maior intensidade foram na madrugada e durante a tarde do sábado (29).

Na semana passada, o governador Beto Richa esteve no litoral para verificar os danos causados na região. Nenhuma pessoa ficou ferida, mas a estimativa da Defesa Civil é a de que mais de 12 mil foram diretamente afetadas com inundações e prejuízo material.

Além de causar danos nas orlas, a ressaca também destruiu seis postos guarda-vidas em Matinhos, Guaratuba e na Ilha do Mel e arrancou a passarela e o flutuante da Base Náutica de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros em Guaratuba. Na Ilha das Peças, localizada na Baía de Guaraqueçaba, os poços de captação de água foram contaminados com água salgada.

A Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Sanepar distribuíram, nesta semana, água potável aos moradores da ilha.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="396718" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]